ParanáServiços

Lista de espera no SUS será publicada na internet

Mudança obedece lei que entra em vigor nesta sexta-feira (17) no Paraná

 Lista de espera no SUS será publicada na internet

Foto: Agência Brasil

A lista de pacientes que aguardam por atendimento no SUS do Paraná agora será publicada na internet. A mudança segue lei aprovada pela Assembleia, sancionada pelo governo no ano passado e que entra em vigor nesta sexta-feira (17). A tabela deve incluir à espera por consultas especializadas, exames, internações e a realização de cirurgias eletivas ou de emergência.

Veja mais:

A autora do texto é a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT). Na avaliação da advogada especialista em Direito Médico e à Saúde, Melissa Kanda, além de transparência uma medida como essa pode ajudar até mesmo em possíveis judicializações.

A listagem também deverá conter os dados de pedido de consulta, de especialidade, de exame, de intervenção cirúrgica ou de outros procedimentos; a posição momentânea que o paciente ocupa na lista, com exceção dos critérios de urgência dos casos e a relação dos pacientes já atendidos, mediante antecipação dos nomes e do número do Cartão Nacional de Saúde.

Para assegurar a privacidade dos pacientes, a lista deverá conter apenas as iniciais do paciente, além do número do cartão do SUS e o procedimento que aguarda a realização, com a data da solicitação do médico e a previsão que o procedimento seja realizado. A lei garante que a lista seja atualizada semanalmente.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

O efeito é a união de um fenômeno natural e uma ação antropológica

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Caso foi registrado dentro da universidade. Mulher foi ameaçada com canivete e estrangulada

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

A intervenção acontece entre os dias 7, 8 e 9 de maio