ParanáEmprego


Praias do Paraná estão limpas e aptas para banho

O acompanhamento da qualidade da água é feito semanalmente pelo Instituto Água e Terra

 Praias do Paraná estão limpas e aptas para banho

Foto: CBMPR

As praias do litoral do Paraná estão aptas para banho e limpas, de acordo com o terceiro boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT). 

De acordo com o relatório divulgado na última sexta-feira (5), dos 66 pontos monitorados pelo órgão ambiental, 60 foram considerados adequados para banho – 44 no Litoral e 16 nas chamadas prainhas de água doce, nas regiões Oeste e Norte do Estado. Com isso, o índice de qualidade da água para banho e práticas esportivas é de 91%.

Matinhos e Morretes estão com 100% de balneabilidade, Guaratuba, 93%, Ilha do Mel, 83%, e Pontal do Paraná, 82%. Do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte, das 17 áreas vistoriadas, 16 foram autorizadas para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.

Os seis locais considerados impróprios no Litoral ficam à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá; na Avenida Principal do balneário Olho D’Água e nas proximidades da Rua São Luiz, no balneário de Ipanema, ambos em Pontal do Paraná; na altura da Rua Alois Cicatka, em Guaratuba; e na Ponta da Pita, em Antonina. No Interior, os banhos não são indicados no Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, no Norte, próximo ao terminal turístico do município.

Em Pontal do Paraná, dois pontos impróprios foram identificados. Eles ficam no balneário Olho D’Água (Avenida Principal) e no balneário Ipanema (Rua São Luiz). Em Guaratuba, também se tornou impróprio para banho o local nas imediações do mirante da Praia das Pedras. O município reúne metade das 16 bandeiras vermelhas do Paraná. O banho não é recomendado em pontos dos balneários Brejatuba, Nereidas/Eliane e Barra do Saí.

Veja mais:

No interior do Paraná, as praias de água doce nas regiões noroeste e norte também são monitoradas pelo Instituto Água e Terra. Na costa noroeste, todos os 16 pontos de banho reúnem condições ideais para os veranistas. Em Primeiro de Maio, na região norte do Paraná, na divisa com São Paulo, a prainha do Rio Paranapanema agora é marcada pela bandeira vermelha.

Durante a temporada de verão, o Instituto Água e Terra (IAT) publica semanalmente, sempre às sextas-feiras, o boletim de balneabilidade do Paraná. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana em um laboratório localizado em Curitiba. Ao longo da temporada serão publicados oito boletins de balneabilidade.

O último está previsto para 9 de fevereiro, na semana do Carnaval. É possível acompanhar os relatórios pelo site do programa Verão Maior Paraná, na página do Instituto Água e Terra, ou pelo aplicativo Balneabilidade Paraná.

Avatar

Izabella Machado

Sem habilitação, adolescente é apreendido por empinar motocicleta na contramão

Sem habilitação, adolescente é apreendido por empinar motocicleta na contramão

Jovem de 17 anos foi abordado por realizar manobra perigosa em via pública, em Piraquara

Veículo falso de empresa de telefonia é abordado com cocaína

Veículo falso de empresa de telefonia é abordado com cocaína

Dois homens foram presos em flagrante com mais de 120 quilos da droga

Foz do Iguaçu terá biofábrica para combater a dengue; entenda

Foz do Iguaçu terá biofábrica para combater a dengue; entenda

Projeto vai liberar mosquitos com bactéria que impede o vírus da dengue, Zika e chukungunya

PM apreende 488 quilos de maconha no Paraná

PM apreende 488 quilos de maconha no Paraná

Prejuízo ao tráfico de drogas é estimado em R$ 1 milhão