Lote com 24 mil vacinas que ficou sem refrigeração poderá ser utilizado, aponta análise do MS

 Lote com 24 mil vacinas que ficou sem refrigeração poderá ser utilizado, aponta análise do MS

Foto: Hully Paiva/SMCS

O lote com 24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que ficou um período sem refrigeração após uma queda de energia em Paranavaí, na região noroeste, foi liberado para aplicação nos moradores do entorno. Os imunizantes estavam armazenados na Regional de Saúde que fica no município e tiveram a refrigeração interrompida após uma queda no fornecimento de energia na cidade, entre sábado (23) e domingo (24), por conta das fortes chuvas.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o gerador do prédio foi acionado imediatamente, porém, na manhã seguinte, por volta das 5h, o equipamento também parou de funcionar. Após o vigia do local perceber a nova interrupção, equipes de emergência fizeram o transporte dos imunizantes para uma câmara fria do hemonúcleo da cidade.

A análise da qualidade dos imunizantes foi feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, do Governo Federal, e considerou um relatório com informações de quanto tempo as doses ficaram sem refrigeração e qual temperatura elas atingiram. Conforme a Sesa, os imunizantes começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira (28) aos municípios da região.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos