Lula diz em depoimento que merece pedido de desculpa de investigadores da Lava Jato

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

O ex-presidente Lula disse em depoimento à Polícia Federal que merece um pedido de desculpas por parte dos investigadores da Lava Jato depois de terminado o processo a que ele responde. Além disso, Lula disse que será candidato à Presidência da República em 2018.

Em um dos trechos disponibilizados nesta segunda-feira no sistema eletrônico da Justiça Federal, Lula comenta que terão que ter coragem de impedi-lo de se candidatar. Ele acrescenta (abre aspas) “vou ser candidato à Presidência em 2018 porque acho que muita gente que fez desaforo pra mim, vai aguentar desaforo daqui pra frente. Vão ter que ter coragem de me tornar inelegível”. O ex-presidente é alvo da 24ª fase da Lava Jato por suspeitas de receber cerca de R$ 30 milhões de empreiteiras investigadas na operação. O dinheiro teria ido para o Instituto Lula e para a LILS Palestras, empresa do ex-presidente.

No depoimento de mais de três horas, Lula chama de “sacanagem homérica” a tese de que o triplex no Condomínio Solaris, no Guarujá, pertence a ele. O apartamento também é alvo de investigação nesta última etapa da Lava Jato. O ex-chefe de governo admitiu ter ido visitar o triplex com o empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, acusado de ter pago reformas na cobertura e no sítio de Atibaia em benefício de Lula. Na visita, o ex-presidente comparou o imóvel a uma casa construída no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Lula esclareceu aos delegados da Polícia Federal que durante à visita disse a Léo Pinheiro que o prédio era inadequado.

Mesmo com 215 metros quadrados, Lula disse que o triplex do “Minha Casa Minha Vida” era pequeno. Logo depois da explicação, o ex-presidente se mostrou irritado cm as perguntas e desabafou para os investigadores. Lula diz: “Eu acho que eu estou participando do caso mais complicado da história jurídica do Brasil, porque tenho um apartamento que não é meu”. O ex-presidente também negou que seja proprietário do sítio em Atibaia. Segundo ele, o imóvel foi comprado e preparado por Fernando Bittar e Jonas Suassuna para que Lula e a família tivessem um lugar para descansar e guardar os objetos que ganhou na Presidência da República.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem