NacionalEconomia

Maio Amarelo: empresas brasileiras se destacam no controle de tráfego

Uma empresa de Curitiba tem 34 dos 115 registros de patentes de controle de tráfego

 Maio Amarelo: empresas brasileiras se destacam no controle de tráfego

Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil responde por um em cada 22 depósitos de patentes do mundo voltadas para sistemas de controle do tráfego de veículos rodoviários. Os dados demonstram que o país está avançado no que se refere ao desenvolvimento de sistemas de mobilidade urbana. Os estudos contribuem para o crescimento das cidades e para a diminuição das mortes no trânsito.

Dos 1.440 documentos registrados mundialmente, 65 foram protocolados por empresas brasileiras. Os números integram o estudo “Controle de Tráfego em Cidades Inteligentes”. O objetivo do levantamento era estabelecer um panorama dos depósitos de patente no Brasil, em comparação com o resto do mundo.

Considerando apenas os registros de propriedade intelectual que tratam exclusivamente  de sistemas de controle do tráfego de veículos rodoviários, entre os 115 registros existentes, 34 pertencem à empresa Velsis, sediada em Curitiba. Os dados são do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Segundo a empresa, a concentração populacional nos centros urbanos, nas últimas décadas, provocou um crescimento do número de veículos em circulação. O fato trouxe diversos problemas relacionados à mobilidade. A queda da velocidade média dos veículos faz as pessoas perderem mais tempo no trânsito. Outro problema relacionado é o aumento das mortes no trânsito.

O investimento em tecnologia é considerado essencial para alcançar a meta da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estabelece uma redução em 50% no número de mortes e lesões ocasionadas no trânsito até 2031. Atualmente, todos os anos, os acidentes são responsáveis por mais de 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de ferimentos.

Experiências realizadas em várias partes do mundo apontam que o uso da tecnologia de monitoramento de tráfego pode reduzir os acidentes. Um estudo realizado em Salvador (BA) apontou que o uso desse tipo de inteligência artificial contribuiu para a redução em 50% das mortes no trânsito. Em uma década, a média de óbitos anuais caiu de 260 para 130 na capital baiana.

A Velsis trabalha em diversas frentes. Entre as tecnologias patenteadas pela empresa sediada em Curitiba estão equipamentos eletrônicos de fiscalização de infração de trânsito e sensores de pesagem de alta precisão. Segundo a empresa, as patentes são elementos-chave para medir o avanço das tecnologias nos países e o impacto delas no desenvolvimento da mobilidade urbana.

Informações: Angelo Sfair

Avatar

angelo.sfair

Mega-Sena tem prêmio estimado em R$3 milhões

Mega-Sena tem prêmio estimado em R$3 milhões

As apostas podem ser feitas até às 19h deste sábado

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022