ParanáGeral

Mais de 1.500 pessoas foram afetadas pelas chuvas, no Paraná

Boletim mais recente da Defesa Civil aponta 150 casas danificadas e 38 pessoas desabrigadas

 Mais de 1.500 pessoas foram afetadas pelas chuvas, no Paraná

Arquivo/Defesa Civil

Mais de mil e quinhentas pessoas foram afetadas pelos temporais na Grande Curitiba, nas últimas 24 horas. A cidade mais afetada é Tunas do Paraná, onde 150 casas foram danificadas e 600 pessoas foram atingidas diretamente pelas consequências do mau tempo.

Uma pessoa morreu no município, vítima dos alagamentos. Os dados constam no relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil, que contabiliza, ainda, 36 pessoas desalojadas e 38 pessoas desabrigadas.

O secretário de Administração de Tunas do Paraná, Antônio Marcos Frazão Baldão, diz que foi necessário decretar o estado de emergência na cidade, por conta dos estragos.

Decretar o estado de emergência permite a redução da burocracia, para a compra de itens essenciais pelo município. Segundo o secretário, ainda não é possível calcular o prejuízo na região.

Veja mais:

chuvas, enchentes, temporais
Foto: Geraldo Bubniak/ AEN

Diante da previsão de mais chuvas para a Região Metropolitana de Curitiba, o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil, orienta que as pessoas fiquem atentas aos canais de informação oficiais e da imprensa, e que não se exponham a riscos desnecessários durante o mau tempo.

Em Curitiba, uma cratera se abriu e engoliu o totem de uma concessionária de automóveis, além de uma árvore na avenida General Mário Tourinho. De acordo com a prefeitura, o local havia passado recentemente por obras.

Foto: BandNews Curitiba

A terra cedeu diante do volume significativo de chuva em um período curto de tempo. Em 24 horas, a cidade registrou a quantidade de precipitação prevista para o mês inteiro de novembro.

Em nota, o Executivo municipal disse que houve danos na rede de esgoto e de drenagem da água das chuvas. Equipes da Sanepar e da prefeitura estiveram no local para avaliar a situação.

O reparo deve ser conduzido de forma conjunta com a empresa. O início dos trabalhos depende da estabilidade do solo, o que ainda não é uma realidade na região, por conta das chuvas.

Reportagem: David Musso e Bárbara Hammes

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Apesar da presença de nuvens, maior parte do estado tem tempo firme

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)