Mais de 150 pacientes aguardam leitos em Curitiba e região

 Mais de 150 pacientes aguardam leitos em Curitiba e região

Foto: Guilherme Wille

159 pacientes com coronavírus aguardam um leito hospitalar em Curitiba e região. É isso que aponta o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Seis hospitais da capital paranaense estão com 100% dos leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 ocupados, outros três também não têm leitos de UTI para ocorrências gerais.

A Secretaria Municipal da Saúde ativou no final de semana mais 15 leitos de UTI SUS exclusivos para tratamento de Covid-19, no Hospital Santa Casa. Agora, Curitiba conta 378 leitos de UTI, o maior número atingido desde o início da pandemia. No entanto, restam 24 leitos livres, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

No cenário estadual, 396 pacientes aguardam por um leito de uti/enfermaria. Na última sexta-feira (26), o secretário de estado da saúde, Beto Preto, durante coletiva de imprensa, afirmou que o número de leitos disponíveis passou por uma piora progressiva e dramática.

O secretário frisou que o estado não quer ver a falta de leitos.

Até o final do desta segunda-feira (01), a Secretaria de Estado da Saúde espera ativar cerca de 258 leitos no estado, 99 de UTI, 156 clínicos e 6 de estabilização, divididos entre os municípios de: Londrina, Ivaiporã, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Castro, Foz do Iguaçu, Sarandi, Maringá, Cascavel e Paranaguá. A reportagem da BandNews FM questionou a Secretaria Municipal de Saúde quanto à espera por leitos quando a capital conta com 24 leitos livres.

Em nota, a Secretaria explicou que se trata de um procedimento de rotina entre a liberação dos leitos e a chamada dos pacientes. Os pacientes são classificados por tipo de leito, nível de assistência e prioridade clínica e internados conforme a disponibilidade dos hospitais.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos