ParanáServiços

Mais de 20 condomínios para idosos serão inaugurados no Paraná

As construções fazem parte do programa Viver Mais Paraná

 Mais de 20 condomínios para idosos serão inaugurados no Paraná

Foto: AEN

O Paraná pretende inaugurar, nos próximos meses, 21 condomínios exclusivos para idosos, com 840 novas moradias. As construções fazem parte do programa Viver Mais, que começou em 2019 e já recebeu R$ 52 milhões do tesouro estadual, para melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas com mais de 60 anos no Estado.

Os critérios para participação nos projetos incluem ter renda familiar de até seis salários mínimos e não possuir casa própria. O processo de avaliação, feito pela Cohapar, também prioriza pessoas que residem em condições de risco, pessoas com deficiência ou beneficiários de programas assistenciais do poder público.

O governador Ratinho Junior, comenta que os projetos foram pensados para suprir as necessidades de uma parcela cada vez maior da população.

O projeto sempre segue o mesmo modelo. São 40 casas adaptadas para idosos sozinhos ou em casal, além de espaços destinados à prática de atividades físicas e de lazer, levando ainda em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar.

A cidade de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, recebeu o projeto-piloto, entregue ainda em 2019. Entre os moradores, está a Benedita Ribeiro Lopes, de 68 anos, que antes morava em um local com uma estrutura precária.

Em 2021, o segundo condomínio foi entregue em Foz do Iguaçu, no oeste. A entrega mais recente aconteceu em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná. O público selecionado pode residir nas casas por tempo indeterminado com o pagamento de um aluguel social inicial de 15% de um salário mínimo, que atualmente equivale a R$ 181.

O Viver Mais Paraná recebeu em 2021 o Selo de Mérito, uma premiação organizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação que reconhece as melhores práticas do poder público para o setor.

Band News Curitiba - 96,3 FM

Encontro homologa pré-candidaturas do PT no Paraná

Encontro homologa pré-candidaturas do PT no Paraná

Deve ser formalizado o nome de Roberto Requião para a pré-candidatura ao Governo do Paraná

Inscrições para Vestibular 2023 da UFPR começam dia 18

Inscrições para Vestibular 2023 da UFPR começam dia 18

Edital foi publicado nesta sexta (01) pela Universidade Federal do Paraná

Mau odor em aterro de Fazenda Rio Grande gera reclamações

Mau odor em aterro de Fazenda Rio Grande gera reclamações

A empresa foi notificada pelo município, que cobrou uma solução para o problema

Penitenciária de Piraquara inaugura novo parlatório

Penitenciária de Piraquara inaugura novo parlatório

O local é usado por visitantes, como familiares, representantes do Ministério Público e por advogados