ParanáGeral

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Situação mais crítica acontece no oeste, com mais de 18 mil casos

 Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Foto: reprodução

Mais de 39 mil crianças entre 0 e 14 anos foram infectadas com a dengue, no Paraná, desde agosto do ano passado. Seis crianças morreram com a doença, no mesmo período. O dado é da Secretaria de Estado da Saúde e aponta que a situação mais crítica acontece no oeste do estado. Já são mais de 18 mil casos da doença, nas oito regionais de saúde que compõem a região.

Veja mais:

Davi Nietto Zanmaria, de nove anos, é de Cascavel, a cidade paranaense com o maior número de casos confirmados. Ele teve dengue e afirma que a dificuldade de locomoção foi o sintoma mais difícil, no enfrentamento da doença.

Para Olivia Boscardin de Oliveira, de nove anos, além da dificuldade de locomoção, a dengue lhe trouxe a falta de apetite.

Olivia e Davi estudam na mesma sala de aula de um colégio particular de Cascavel, no oeste do Paraná, que viu o número de casos de dengue disparar nos últimos meses.

Em resposta a essa realidade, alunos e professores se uniram na criação de uma armadilha para o mosquito aedes aegypti. O dispositivo é feito com material reciclável e tenta atrair o inseto para dentro de uma garrafa pet, para o depósito dos ovos.

(Foto: divulgação/Colégio Marista)

Com isso, as larvas com o potencial de gerar novos mosquitos ficam presas na armadilha e não voltam à natureza. A professora do 4º ano do ensino fundamental Graciane Agner Souza Bueno, explica como é criada a armadilha.

O projeto foi desenvolvido agregando competências de mais de uma disciplina. A criação da armadilha é uma das iniciativas do colégio para tratar do assunto dengue no ambiente escolar.

(Foto: divulgação/Colégio Marista)

Para a professora, mesmo com a pouca idade, os alunos têm um potencial de transformação e conscientização da sociedade.

A armadilha foi instalada nas residências dos alunos e também na escola. Um calendário de manutenção do dispositivo é cumprido pelos próprios alunos, que não desejam ter de volta a companhia do mosquito.

A vacina contra a dengue está disponível em 101 municípios do Paraná. O imunizante é aplicado em crianças de 0 a 14 anos, nas regionais de Paranaguá, Cascavel, Umuarama, Maringá e Toledo.

Desde o início do atual período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, o Paraná acumula quase 300 mil casos de dengue. Neste período, foram registradas 213 mortes.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo