Mais de 65% das vítimas da Covid-19 em Curitiba têm problemas cardíacos

 Mais de 65% das vítimas da Covid-19 em Curitiba têm problemas cardíacos

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Hoje, 29 de setembro, é marcado o Dia Mundial do Coração, data que busca conscientizar sobre doenças cardiovasculares. Em Curitiba, 65,4% das mortes pela Covid-19 foram de pacientes com alguma doença cardíaca, segundo o último boletim semanal da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na última sexta-feira (25). Os fatores de risco de pacientes cardiovasculares, como obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes também são agravantes para casos da Covid-19.

O médico cardiologista Rodrigo Cerci (CÉRCI) explica que pessoas com problemas no coração infectadas com o coronavírus podem precisar de medicamentos, como o corticoide, que afetam diretamente a pressão arterial  e a diabetes.

O médico explica que, em média, os exames do coração devem ser feitos a partir dos 40 anos de idade. No entanto, se houver histórico familiar de doenças cardíacas, a recomendação é começar mais cedo para poder prevenir. 

Outros fatores que merecem atenção ao longo da vida são o nível do colesterol e da glicemia. Apesar de não darem sintomas de alteração, são indicativos das doenças cardiovasculares e têm tratamento.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos