ParanáGeral

Manutenção de florestas pode economizar 500 mil aos cofres públicos

É isso que aponta estudo da UFPR com o Terminal de Contêineres de Paranaguá

 Manutenção de florestas pode economizar 500 mil aos cofres públicos

A manutenção de florestas pode economizar até quinhentos mil reais aos cofres públicos. É isso que aponta um estudo feito ao longo de cinco anos pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. O levantamento foi feito no Rio Jacareí, no litoral do Paraná, que divide as cidades de Morretes e Paranaguá, com 40 km² de extensão. O geógrafo e coordenador técnico da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Hung, destaca que o Rio Jacareí tem potencial para abastecer os dois municípios. Para isso, a recomendação é o investimento em pesquisa e preservação.

O estudo começou em 2019 e foi realizado em três fases. Primeiro, os pesquisadores fizeram uma série de levantamentos socioeconômicos da região, além de reunir informações sobre as áreas prioritárias à recuperação e a conservação ambiental. Na segunda fase, os dados foram analisados e as equipes calcularam os valores da produção de sedimentos atual e de manutenção.

Veja mais:

Na etapa final, um especialista em economia analisou os resultados e construiu dois cenários de mudanças na cobertura vegetal: um com crescimento de vegetação e o segundo sem restauração e com a expansão das áreas antrópicas, lugares onde a vegetação natural foi alterada.

Os dois cenários foram comparados ao longo de três anos. No primeiro, com o crescimento de vegetação ao longo do leito do rio, os sedimentos foram retidos em 24%. Já no segundo caso, sem o crescimento, o acumulo de sedimentos apresentou alta de 30%. Para fazer a retirada dos sedimentos, os órgãos públicos gastariam o valor aproximado de R$ 500 mil ao longo de 40 anos. O supervisor institucional da TCP, Octávio Eliot, destaca que a manutenção do local é um ponto de atenção para o terminal.

Na análise do supervisor, os resultados dependem diretamente do engajamento do poder público.

Além da economia financeira, o estudo aponta para a importância da preservação da Mata Atlântica. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá, os próximos passos serão de análise dos resultados para uma possível restauração florestal no local.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo