ParanáGeral

Maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba é divulgada pelo DER

Os serviços estão em andamento desde outubro

 Maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba é divulgada pelo DER

(Foto: DER/PR)

Uma maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba, no litoral paranaense, foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

O vídeo mostra detalhes do projeto que estão no edital. A concepção estaiada (com os cabos) adotada no canal de navegação foi definida após estudos sobre o sistema, a fim de integrar a paisagem do meio ambiente e a engenharia. 

De acordo com o engenheiro fiscal do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, o projeto engloba três grandes pontos: modelo ambientalmente correto, redução do custo operacional e de manutenção, e tecnologia superior aos sistemas similares em grandes vãos.

“A estrutura tem um plano central de cabos com duas colunas e sete estais. Com isso haverá aumento no aproveitamento visual tanto durante a travessia como nas praias, uma vez que a Baía de Guaratuba e a Prainha são áreas turísticas do Litoral do Paraná. Por qualquer meio de transporte o usuário poderá durante o trajeto contemplar a paisagem do entorno tanto do lado de dentro da Baía quanto das praias, incluindo a paisagem vegetal do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange”, afirma.

Confira:

Dos pontos favoráveis da proposta apresentada pelo consórcio que está tocando a obra, está a centralização dos cabos estaiados, que ficam suspensos do mastro até o tabuleiro. Fernandes explica que desta forma há um aumento da rigidez e redução da flutuação de tensões, garantindo que a fadiga, a oxidação e a manutenção diminuam com o tempo. “Essa redução se torna positiva para o órgão responsável pela operação, permitindo a destinação de recursos para outras áreas de infraestrutura do Estado”, complementa.

Outro fator importante está na tecnologia aplicada, que permite ainda a redução no prazo de execução. “A quantidade de estais, a altura do mastro e outros elementos permitem o uso de tensões maiores nos cabos e, no futuro, ancoragens mais simples para efetuar manutenção”, completa Fernandes.

OBRA 

Os serviços da nova Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos estão em andamento desde 27 de outubro, com a instalação do canteiro industrial e do canteiro administrativo, ao lado do ferry boat, na margem de Guaratuba. Essa etapa contempla dispositivos ambientais e de engenharia, que acontecem de forma simultânea, como a supressão vegetal e o manejo de fauna, tarefas que abrem os terrenos para construção dos canteiros.

Também estão em andamento a instalação dos tapumes; a execução dos novos acessos aos portos 1 e 2; e a execução das sondagens mistas e a trado. Os trabalhos estão correndo dentro do prazo para que seja cumprido o cronograma estipulado até a entrega da ponte.

O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. A estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Avatar

lorena.pelanda

Paraná começa a semana com 19 mil vagas de emprego

Paraná começa a semana com 19 mil vagas de emprego

Do total, 3,5 mil oportunidades estão concentradas na Região Metropolitana de Curitiba

Turismo marítimo impulsiona economia no litoral

Turismo marítimo impulsiona economia no litoral

Até o final do verão, 40 mil turistas devem passar pela região

Litoral do Paraná registra alagamentos

Litoral do Paraná registra alagamentos

Paranaguá teve 76 milímetros de chuva neste domingo (25)