ParanáServiços

Matinhos: troca da restinga preocupa moradores e pesquisadores

Plantas exóticas teriam sido preservadas, mudança deve ter um impacto na fauna da região

 Matinhos: troca da restinga preocupa moradores e pesquisadores

foto: Leonardo Sgarezi/SECOM

O governo estadual vai fazer o replantio da restinga em 6,3 quilômetros, da orla de Matinhos, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Atualmente, a área de vegetação nativa corresponde a um terço dos 34 mil metros quadrados de plantas da região. Pelo projeto governamental, a cobertura vai passar a 75 mil metros quadrados até o segundo semestre de 2024, apenas com plantas nativas. 46% desta área já está replantada. O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra, José Luiz Scroccaro, fala sobre a importância da ação.

De acordo com o governo do Paraná foi preparado, juntamente com o Consórcio Sambaqui, responsável pela obra da orla, uma logística para substituição e recuperação da vegetação. Há um viveiro com capacidade de produzir 650 mil mudas. No entanto, o professor de geologia e pesquisador do Centro de Estudos do Mar da UFPR Marcelo Lamour que esteve no local no dia em que foram iniciados os trabalhos disse que a vegetação nativa foi retirada e outras plantas não nativas foram preservadas.

Adriana Xavier da Silva, moradora da Avenida Atlântica, contou que a retirada da restinga que havia no local já causou impacto na fauna da região.

Ela também conta que há uma preocupação de que a retirada da vegetação possa provocar um aumento da temperatura na área e possíveis danos às edificações durante as ressacas do mar, já que onde ela mora, não foi feita a engorda da faixa de areia.

Segundo o governo do estado, o Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos é o maior investimento em infraestrutura realizado no Litoral, com R$ 314,9 milhões. O engordamento da faixa de areia está pronto e intervenções de drenagem ainda vão ser feitas para evitar enchentes.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Fabrizio Reusing

UFPR abre 54 vagas para concurso público

UFPR abre 54 vagas para concurso público

As vagas são ofertadas até o dia 31 de maio

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

A maior parte é para alimentadores de linha de produção, com 4.759 vagas

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Em 2023, foram mais de 23 mil litros doados, mas quantidade ainda é insuficiente

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Oportunidades exigem experiência. Inscrições são feitas pela internet