NacionalGeral

MEC alerta para golpes envolvendo o ProUni

Golpistas estavam cobrando R$ 100 para candidato finalizar cadastro no programa

 MEC alerta para golpes envolvendo o ProUni

Foto: Rafa Nedderrneyer/Agência Brasil

O Ministério da Educação emitiu um alerta nesta quarta-feira (24) para golpes envolvendo o ProUni (Programa Universidade para Todos). A afirmação foi feita após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar.

Segundo o MEC, a página tinha a mesma identidade visual do website oficial, mas solicitava R$ 100 para o participante finalizar o cadastro no programa. Além disso, o golpista ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, e de futuras edições, caso não pagasse o valor.

Veja mais: Ganhando o Mundo: Educação divulga chamada complementar

Por meio de nota, o Ministério da Educação afirmou que “a cobrança de qualquer valor para inscrição no ProUni é indevida e ilegal”. As inscrições para o programa foram abertas no início da semana e seguem até sexta-feira (26), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta segunda edição, o MEC oferece 240 mil bolsas, sendo 170 mil integrais e 73 mil parciais, distribuídas em 901 instituições participantes.

Desde 2004, o programa oferta bolsas de estudo, de 100% e 50%, em cursos de graduação em universidades privadas. Entre os critérios para participar, é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2022 ou 2023 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

Outra condição é ter renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais. 

Informação: Mirian Villa

Avatar

Mariana Godoi