Medicações necessárias para intubação podem acabar em três dias, alerta Cemepar

 Medicações necessárias para intubação podem acabar em três dias, alerta Cemepar

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

news_interna_dsc_5286
Foto: Antonio Américo/SESA

Medicações necessárias para a intubação de pacientes podem acabar no Paraná dentro de três dias. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde, que recorreu ao governo federal pedindo o repasse urgente de insumos. O controle do estoque é feito pelo Cemepar, o Centro de Medicamentos do Paraná, que monitora os 63 hospitais que fazem parte do Plano Estadual de Enfrentamento à covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a escassez de medicações necessárias para intubação é uma repercussão do aumento desenfreado de pacientes que desenvolvem a forma grave da doença. O Paraná viu o contágio pelo coronavírus se multiplicar em meados de fevereiro. O governo atribuiu o movimento à mudança do comportamento da população e à introdução de novos cepas mais transmissíveis. No entanto, pouco foi feito para frear a disseminação.

O decreto mais recente editado pelo Governo do Paraná foi um fracasso reconhecido pelo próprio Executivo. Enquanto a expectativa era de alcançar um índice de isolamento social em patamares acima de 50%, o indicador durante a vigência do decreto ficou na casa de 35%. Ou seja, não houve mudança significativa se comparado com os números das semanas anteriores. Em resposta, em vez de aumentar a fiscalização ou endurecer as medidas, o governo recuou e transferiu a responsabilidade para os cidadãos e para as prefeituras.

Diante do agravamento da pandemia e das internações, o Paraná, junto aos demais estados da região sul, solicitou ao governo federal um repasse urgente de medicações. O ofício foi encaminhado ontem (15) a Eduardo Pazuello, que não é mais o ministro da Saúde.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, nas atuais condições, o estoque de bloqueadores neuromusculares pode acabar entre quarta e quinta-feira. Essas medicações são relaxantes usados para pacientes que demandam ventilação mecânica. Já o estoque de sedativos e analgésicos, também necessários para pacientes intubados, deve acabar no início da semana que vem

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos