Medidas preventivas garantem Carnaval seguro e sem ISTs
Preservativos podem ser obtidos gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde.
O período de folia merece atenção especial a alguns cuidados com a saúde. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba reforça as medidas preventivas para garantir um Carnaval seguro e livre de preocupações com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O uso de preservativos (masculino ou feminino) durante a relação sexual é reconhecido como o método mais eficaz para prevenir a transmissão dessas infecções, além de HIV/aids, hepatites e a monkeypox. A camisinha pode ser obtida gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde.
Além disso, a chamada profilaxia pós-exposição é uma forma de urgência de prevenir a infecção pelo HIV/aids, outros vírus e bactérias ou ainda hepatites virais e deve ser iniciada até 72 horas após a relação sexual. Ela é feita por uso de medicamentos pelo período de 28 dias, o que impede o vírus de se estabelecer no organismo. Os comprimidos podem ser obtido de graça nas Unidades de Pronto Atendimento do Cajuru (Rua Engenheiro Benedito da Silva, 555); na UPA do Boqueirão (Rua Professora Maria de Assumpção, 2.590) e no Centro de Orientação e Aconselhamento (Rua do Rosário, 144, 6º andar). Outra possibilidade é entrar em contato com a Central Saúde Já pelo telefone 3350-9000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 10h da noite inclusive no feriado; sábado e domingo, das 8h da manhã às 8h da noite.
A Prefeitura oferece ainda testes gratuitos em todas as Unidades de Saúde. Há também a possibilidade de solicitar o autoteste rápido para HIV pelo site A Hora é Agora. O exame é enviado pelos Correios para o endereço solicitado em Curitiba e também pode ser retirado no Centro de Orientação e Aconselhamento ou no armário digital localizado na Rodoviária de Curitiba.
Informações: Juliana Goss