Ministério da Saúde confirma renovação e habilitação de novos leitos para covid-19 e garante que não faltará medicamentos no Paraná

 Ministério da Saúde confirma renovação e habilitação de novos leitos para covid-19 e garante que não faltará medicamentos no Paraná

Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

normal_image00002
Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

O Ministério da Saúde informa que, caso seja necessário, o Governo Federal vai fazer uma entrega emergencial de medicamentos para o combate ao coronavírus nas UTI’s do Paraná. A informação foi passada nesta quinta-feira (23) pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazzuelo, em um pronunciamento conjunto, em Curitiba, com o Governador Ratinho Junior e o Prefeito da capital paranaense, Rafael Greca.

Segundo Pazuello, o exército deve fazer a logística de apoio para a entrega dos remédios.

Nesta quarta-feira (23), o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, alertou que o estoque de medicamentos essenciais para pacientes com a covid-19, que estão internados em UTI’s, é suficiente apenas para mais três ou quatro dias no sistema de saúde público e privado do Estado. Houve aumento de 500% na demanda, conforme relatou Beto.

Durante a coletiva, Pazuello garantiu que o ministério não vai deixar faltar medicamento em nenhum estado brasileiro.

O ministro afirmou que vai renovar e habilitar novos leitos no Paraná, principalmente de UTI’s, para atendimento exclusivo do coronavírus.

Eduardo ressaltou que está centralizando uma licitação internacional para insumos de combate à pandemia, mas não deu detalhes sobre quais medicamentos estão sendo priorizados. Além disso, ele falou que concorda com as medidas que o Estado tomou e que acredita que os casos estão aumentando justamente por conta do inverno. Pazzuelo também comentou que se houver o atendimento nas unidades básicas de saúde das pessoas com qualquer sintoma e o diagnóstico clínico for precoce da doença, a tendência é de que o paciente, devidamente medicado, se recupere bem, sem que seja necessário o encaminhamento para uma UTI.

Segundo o Governo do Paraná, durante uma reunião na manhã desta quinta-feira (23), realizada com o ministro, o governador Ratinho Júnior (PSD), o prefeito Rafael Greca (DEM), e os secretários estadual e municipal de Saúde, Beto Preto, e Márcia Huçulak, foram solicitados ao Governo Federal a renovação de 438 leitos de UTI adulto, 85 para UTI pediátrica e a habilitação de 303 novos leitos de UTI adulto.

De acordo com o Governo Estadual, o pedido foi atendido por Pazuello, mas sem data anunciada para acontecer. A administração estadual também fez o pedido de anestésicos, 150 ventiladores mecânicos e 150 monitores para serem utilizados nas unidades de terapia intensiva. Sobre essa questão, o ministro afirmou que vai chegar, mas também não apresentou nenhum prazo.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos