Ministério Público Federal pede condenação de ex-gerente de banco na Suíça

 Ministério Público Federal pede condenação de ex-gerente de banco na Suíça

Foto: Ascom PR/PR

Em alegações finais, a força-tarefa da Operação Lava Jato pediu a condenação do ex-gerente do Banco BSI, da Suíça, pela prática, entre os anos de 2010 e 2013, do crime de lavagem de dinheiro de pelo menos 21 milhões de dólares. Esse valor é proveniente de crimes de corrupção ativa e passiva no contrato firmado pela Petrobras para aquisição de 50% dos direitos de exploração do campo de petróleo de Benin, na África, em 2011.

As investigações apontam que o espanhol David Muino Suarez intermediou a constituição de três offshores junto ao junto ao escritório Mossak Fonseca, do Panamá. Após atuar como intermediário junto à consultoria panamenha, Suarez realizou a abertura das contas bancárias dessas offshores no Banco BSI, nas quais transitaram valores provenientes, direta ou indiretamente, dos crimes de corrupção relacionados ao campo de Benin.

De acordo com o Ministério Público Federal, o gerente bancário deve adotar uma conduta ativa de verificação da licitude das transações, não apenas solicitando informações aos clientes, mas também buscando informações sobre as empresas, pessoas e contratos envolvidos na operação.

No entanto, os procuradores da Lava Jato afirmam que neste caso a proatividade do réu se deu no sentido inverso, no sentido de viabilizar a constituição das offshores com o objetivo de ocultar, dissimular e integrar as propinas recebidas por funcionários da Petrobras.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem