NacionalGeral

Ministro Silvio Almeida é demitido após denúncias de assédio sexual

Acusações foram reveladas pelo Portal Metrópoles, no dia anterior

 Ministro Silvio Almeida é demitido após denúncias de assédio sexual

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, nesta sexta-feira (06), depois das denúncias de assédio sexual.

A informação foi confirmada em nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A nota reforça que a Polícia Federal abriu um protocolo inicial de investigação. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

As acusações de assédio sexual foram divulgadas nesta quinta-feira (05), pelo Portal Metrópoles. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A organização Me Too Brasil, que acolhe vítimas de violência sexual, confirmou ter sido procurado por mulheres que relataram supostos episódios de assédio sexual praticados pelo ministro.

LEIA A NOTA DA DEMISSÃO DO MINISTRO SILVIO ALMEIDA

Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início da noite desta sexta-feira (6), o presidente Lula decidiu pela demissão do titular da Pasta de Direitos Humanos e Cidadania.

O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual.

A Polícia Federal abriu de ofício um protocolo inicial de investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

O Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Informações: Cleverson Bravo

Avatar

Cleverson Bravo

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Agressão aconteceu durante debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo na TV Cultura

Serviço secreto prende homem armado perto de residência de Trump

Serviço secreto prende homem armado perto de residência de Trump

Cerca de dois meses atrás, ele sofreu uma tentativa de assassinato

Brasil concentra 71,9% das queimadas na América do Sul

Brasil concentra 71,9% das queimadas na América do Sul

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso lidera o ranking