ParanáGeral

Missões de busca e salvamento crescem 26% em 2023

O balanço do Corpo de Bombeiros aponta para alta ligada aos desastres naturais no Paraná

 Missões de busca e salvamento crescem 26% em 2023

Foto: CBMPR

As ocorrências ligadas aos desastres naturais tiveram aumento de 26% no Paraná. É isso que aponta o levantamento do Corpo de Bombeiros, referente aos registros de janeiro a dezembro de 2023. Nesse período, a corporação realizou 114 mil atendimentos ao todo, que são nove mil a mais do que no ano anterior. Quinze mil dos trabalhos foram missões de busca e salvamento. O crescimento está ligado diretamente às fortes chuvas que atingiram o estado, principalmente no mês de outubro. É o que destaca a tenente Ivna Dias.

Os desastres naturais contemplam: alagamentos, colapso de edificações, deslizamentos, enchentes e vendavais. Além do trabalho no Paraná, as forças de segurança também prestaram apoio aos bombeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em situações similares.

Veja mais:

Na Lei Orçamentária Anual, aprovada em dezembro, o Paraná reduziu em 24% do orçamento que é destinado ao Sistema de Monitoramento de Apoio ao Alerta de Desastres. O valor teve queda de R$ 6 milhões e 500 mil, em 2023, para R$ 4 milhões e 900 mil, em 2024. Conforme o documento, a verba é para adquirir equipamentos de monitoramento meteorológico e informática, construir uma malha de risco de desastres e investir em armazenamento de dados para apoio do sistema de alertas.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

BR-376 é liberada após acidente entre três caminhões

BR-376 é liberada após acidente entre três caminhões

Rodovia ficou cerca de uma hora e meia totalmente bloqueada, no sentido Santa Catarina