NacionalGeral

Monitoramento é realizado na Serra Dona Francisca, em Joinville

Os trabalhos se dão após tombamento do caminhão que derramou ácido sulfônico, na segunda-feira (29)

 Monitoramento é realizado na Serra Dona Francisca, em Joinville

Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental

Os trabalhos na SC-480, Serra Dona Francisca, em Joinville, continuam após a retirada do caminhão que derramou ácido sulfônico, na segunda-feira (29) . Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) monitoram a área e auxiliam os profissionais da empresa especializada em emergência ambiental contratada pelos responsáveis pela carga na limpeza de toda a área contaminada.

O trabalho se concentra na retirada dos tambores com ácido que atingiram a vegetação. A próxima etapa a ser realizada no local é a raspagem e limpeza de toda a vegetação que foi atingida pelo ácido sulfônico.

VEJA MAIS

O diretor de Controle e Passivos Ambientais do IMA, Fábio Castagna da Silva, explica que um monitoramento será necessário nos próximos dias na região.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente, de Joinville, instaurou inquérito policial para apurar causas e responsabilidades envolvendo o tombamento do caminhão.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, destaca que o veículo vai passar por uma inspeção mais detalhada para identificar a velocidade instantes antes do acidente ou possível falha mecânica no sistema de freios.

Na manhã desta terça-feira (30), a Companhia de Águas voltou a captar água do Rio Cubatão, após análises indicarem que o conteúdo é potável e seguro. As regiões mais altas ou distantes devem ter a situação normalizada no decorrer da quarta-feira (31).

Reportagem: Lucas Marconsoni

Avatar

angelo.sfair

Alta no consumo alerta para alimentos orgânicos falsos

Alta no consumo alerta para alimentos orgânicos falsos

Para ser reconhecido como orgânico, produtor deve atender a requisitos do Ministério da Agricultura

Dengue 2024: Brasil tem mais de um milhão de casos

Dengue 2024: Brasil tem mais de um milhão de casos

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência

Bolão no Paraná ganha R$ 182,7 mil na Mega-Sena

Bolão no Paraná ganha R$ 182,7 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 07 - 20 - 22 - 29 - 41 - 58