Moradores de Araucária exigem integração do transporte e bloqueiam rodovia em novo protesto

Foto: ouvintes Bandnews
Foto: ouvintes Bandnews

Um protesto na manhã desta segunda-feira (13) causou tumulto nos arredores do terminal da Vila Angélica, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Alguns ônibus foram apedrejados por manifestantes e as ruas ao redor do local foram fechadas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal precisaram intervir e houve confronto entre polícia e manifestantes. O terminal foi fechado pela população às seis e meia da manhã, e até o início da tarde os ônibus ainda estavam sendo impedidos de entrar ou sair do local. Os usuários do transporte coletivo reclamam principalmente da forma de pagamento: o cartão da URBS não é mais válido para os ônibus das linhas metropolitanas.

A auxiliar administrativa, Karin Michele Pereira, que mora em Araucária e trabalha em Curitiba, relata a situação que presenciou durante a manhã.

Ela também conta que nem mesmo os táxis conseguiam chegar nas proximidades do terminal. Desta forma, muitas pessoas não conseguiram ir para o trabalho na manhã desta segunda.

Quem estava passando de carro pela região também sentiu os reflexos do protesto. O seguritário Jomar Gonçalves tentou usar rotas alternativas, mas não conseguiu fugir do congestionamento.

A Comec, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, admite que a extinção da tarifa integrada causou problemas no transporte. O presidente da Comec, Omar Akel, conta que novas linhas de ônibus devem ser implantadas em Araucária, em conjunto com a prefeitura.

Segundo o presidente da Comec, duas novas linhas devem entrar em funcionamento ainda neste mês – ligando Araucária até a Cidade Industrial de Curitiba. Por meio de nota, a Comec afirma que desde 14 de fevereiro o usuário da região metropolitana que se dirige a Curitiba deve pagar a passagem com dinheiro ou com vale-transporte de papel. Já o usuário que faz o caminho contrário, deve pagar a passagem com dinheiro ou com o cartão da Urbs.

Porém, durante dois meses o sistema continuou sem alterações porque a Urbs pediu um prazo para ajustar o sistema. Somente nesta segunda-feira as novas regras foram implementadas. O cartão transporte da Urbs agora só é aceito nas linhas metropolitanas para os créditos comprados antes do dia 6 de fevereiro.

protesto 2
Foto: ouvintes Bandnews
Foto: ouvintes Bandnews
Foto: ouvintes Bandnews
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.