Moradores de São José dos Pinhais expulsos de casa por causa da chuva seguem em abrigos públicos

Cerca de 20 moradores de São Jose dos Pinhais, na Grande Curitiba, estão desabrigados por causa da forte chuva que atingiu o Paraná na tarde dessa terça-feira (2). A informação é da Defesa Civil do município, que trabalha no auxílio às vítimas da enxurrada.

De acordo com o coordenador do órgão, Claudio Arruda, aproximadamente 100 casas foram invadidas pela água principalmente no bairro Boneca do Iguaçu, que fica próximo ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. A região, segundo ele, foi a mais prejudicada.

Os bairros São Cristóvão e Afonso Pena também foram atingidos, mas, felizmente, ninguém se feriu. Para se ter ideia, a avenida Rui Barbosa, que é uma das principais ligações da cidade com Curitiba, foi tomada pela água, assim como muitos estabelecimentos comerciais da cidade.

Ao todo, conforme o Instituto Simepar, foram cerca de 45 milímetros de acumulado na região, o que é muito considerando a duração das instabilidades. O coordenador da Defesa Civil esclarece ainda alguns fatores que podem ter contribuído para os problemas registrados e fala sobre o planejamento dos serviços para esta quarta-feira (3).

A chuva e o vento forte também castigaram outras cidades paranaenses. Em Maringá, por exemplo, que fica no noroeste, além dos alagamentos, várias árvores foram derrubadas, sendo que, em um desses casos, o barracão de uma marcenaria acabou atingido e desabou completamente. O proprietário, que estava no local, só escapou porque correu para os fundos do imóvel.

Curitiba também teve registros de problemas, mas mais pontuais, que nem chegaram a ser reportados à Defesa Civil municipal. Um dos bairros atingidos foi o Boqueirão, de acordo com o autônomo Rafael Sidnei dos Santos.

 As fortes pancadas de chuva assustaram ainda os moradores de Araucária, Pinhais e Piraquara, na região metropolitana. Mas, de acordo com a meteorologista Beatriz Porto, do Simepar, os eventos registrados foram típicos de verão.

 Ainda conforme o Simepar, novos episódios de instabilidade estão previstos, pelo menos, até o fim de semana.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.