Moradores ficam ilhados em SJP e Campina Grande do Sul
Acessos da BR-277 ficaram alagados e vazão do Capivari teve recorde histórico
Em São José dos Pinhais moradores relataram dificuldade para deixar a cidade pela BR 277 hoje pela manhã.
Veja mais:
Um dos principais acessos, pela Avenida Rui Barbosa ficou completamente alagado, dificultando a passagem de veículos, como conta a técnica em radiologia Helen Mendes.
A alternativa segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, é a trincheira nova da rua Marechal Hermes, próximo à academia do Guatupê. Há 3 focos de alagamento na cidade, no Jardim Modelo, no Jardim Rio Branco e no Independência.
No São Marcos, a água baixou e as pessoas estão retornando às casas. Segundo o secretário de Segurança de São José dos Pinhais, cerca de 80 pessoas passaram a noite em dois abrigos estruturados pelo município.
Em Campina Grande do Sul, a situação é mais crítica na área rural, próximo aos rios que cortam a cidade. A quantidade de chuvas causou inundações. Além disso, foi aberto o reservatório da barragem da Usina Governador Parigot de Souza, por conta do nível elevado da água.
O coordenador municipal da Defesa Civil do município, Armando Figueiredo, indica que os bombeiros desceram a margem do rio Capivari ontem alertando as pessoas sobre o aumento rápido do nível do rio.
Foi resgatado nesta manhã um casal de idosos que estava em uma região onde o nível da água subiu mais. Além disso, as equipes estão dando suporte a moradores de Bocaiúva do Sul que moram na margem oposta do rio, mas que só tem acesso às casas por meio da margem de Campina Grande.
Segundo análises preliminares da área de hidrologia da Copel, o rio Capivari registrou a maior vazão histórica nesta terça. Apesar de operar com as 4 máquinas em potência máxima a barragem precisou ser escoada, oq ue não acontecia desde 2016.
A interdição de uma ponte também foi solicitada pela Copel, passagem que não era afetada desde 2010.
Reportagem: Amanda Yargas.