Moradores podem enviar sugestões para orçamento de 2026 do Paraná
Consulta pública pela internet permite indicação de demandas nas diferentes áreas
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Segue aberta a consulta pública sobre o orçamento do Paraná em 2026. Até 24 de novembro, moradores de todo o estado podem enviar sugestões de prioridade e indicar demandas nas diferentes áreas. A consulta está disponível pela internet, no site da Assembleia Legislativa. Após o prazo, as sugestões serão analisadas por uma equipe técnica e poderão ser anexadas à versão final do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o deputado Luiz Claudio Romanelli, presidente da Comissão de Orçamento, a participação popular permite que as reais necessidades dos paranaenses sejam incorporadas ao orçamento dentro do processo legislativo.
Para 2026, o orçamento do Paraná está estimado em mais de R$ 81 bilhões. A educação é a área com maior orçamento, seguida pela saúde. Em relação aos investimentos, o projeto da LOA prevê R$ 7 bilhões, com foco em infraestrutura. Ela define como serão gastos os valores. O presidente da Comissão reforça que cabe ao orçamento prever gastos nas áreas mais necessárias.
O projeto da LOA para 2026 no Paraná está em tramitação na Assembleia e deve ser votado em plenário até a metade do mês que vem.
Reportagem: Bárbara Hammes






