ParanáGeral

Morte de gestante com suspeita de dengue acende alerta

Vítima morreu no último final de semana. Bebê está em estado considerado estável

 Morte de gestante com suspeita de dengue acende alerta

Arquivo/MDS

A morte de uma gestante com suspeita de dengue no Paraná acende um alerta para um cuidado maior com esse público. O número de casos da doença em gestantes aumentou 345% nas seis primeiras semanas de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, do Ministério da Saúde, foram divulgados em março. O odor e o aumento do gás carbônico exalados pela pele das gestantes, somado ao aumento da temperatura do corporal, podem atrair o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Veja mais: Paraná lidera missão à Índia em busca de parcerias

No Paraná, uma grávida, de 25 anos, morreu por suspeita da doença, no último domingo (7). O bebê dela, de 8 meses, foi salvo por médicos do Hospital Universitário (HU) após uma cesárea. Ele permanece estável na UTI do hospital. O infectologista Bernardo Almeida, do Hospital São Marcelino Champagnat, explica que a fase da gestação é um fator importante na avaliação dos riscos da doença.

O sangramento durante a gestação, apesar de poder ser considerado normal nas primeiras semanas, também pode ser um sinal de preocupação, já que pode ser causado pela dengue.

O aumento dos casos entre as gestantes fez com que o governo federal elaborasse, em parceria com a Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia (Febasgo), um manual de tratamento na gestação e no puerpério.

De acordo com o Ministério da Saúde, os cuidados que as grávidas devem tomar basicamente são os mesmos recomendados para a população em geral, como uso de telas em portas e janelas para evitar que o mosquito entre nas casas; uso de inseticidas, roupas apropriadas e repelentes. Para a entidade, as grávidas devem priorizar o uso de repelentes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outra opção é evitar o uso de roupas nas cores vermelha, azul, alaranjada ou preta. Segundo a cartilha, cores claras, como por exemplo a branca, não atraem o mosquito.

Avatar

lorena.pelanda

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul