Mortes pela Covid-19 em idosos caem 43% no Paraná, mas aumentam em adultos até 59 anos

 Mortes pela Covid-19 em idosos caem 43% no Paraná, mas aumentam em adultos até 59 anos

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de mortes causadas pela Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos registrou queda de 43% entre os meses de abril e julho no Paraná. O dado consta no Portal da Transparência do Registro Civil e aponta entre os meses de abril e maio o registro de 5.468 mortes de idosos.

Enquanto isso, em junho e julho foram contabilizados 3.122 óbitos suspeitos ou confirmados pela Covid-19. Os dados reforçam a eficácia das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes aplicados no Brasil garantem que após a segunda dose o paciente não terá quadros graves que o levem a morte.

Conforme a médica infectologista Viviane de Macedo, os números tem apresentado queda também nas hospitalizações de idosos.

Apesar dos números apontarem queda de óbitos em idosos, as mortes em adultos sofreu um aumento de 11% entre abril e julho. Conforme o Portal da Transparência do Registro Civil, 3.108 paranaenses com 40 a 59 anos perderam a vida para a Covid-19 entre abril e maio. Já nos dois meses seguintes (junho e julho) foram mais 3.454 óbitos.

Segundo a infectologista esse aumento também se repete em proporções menores para pessoas ainda mais jovens. Para ela, esse é mais um reflexo da vacinação contra a doença, que ainda não atingiu por completo todas essas faixas.

Em média, a imunização contra a Covid-19 neste momento no Paraná atinge o público na faixa etária de 30 a 40 anos. Em algumas cidades no interior e litoral, a vacina já é aplicada em pessoas com 23 anos. Apesar disso, o ritmo da campanha tem sido mais lento que a propagação da doença.

Com base nos dados da Central de Informações do Registro Civil, depois da faixa etária de 40 a 59 anos, os aumentos mais expressivos na proporção de mortes acontece com paranaenses de 30 a 39 anos (17,7%) e dos 20 aos 29 anos (24,4%).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos