NacionalGeral

Motoristas de aplicativo: renda diminui e jornada de trabalho aumenta

Análise faz parte de estudo divulgado pelo IPEA e aponta precarização profissional

 Motoristas de aplicativo: renda diminui e jornada de trabalho aumenta

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A precarização das condições de trabalho de motoristas de aplicativo aumentou em uma década no Brasil. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado na quarta-feira (22), os impactos atingem as jornadas de trabalho, as contribuições previdenciárias e também menor renda média. Todos são consequências, conforme análise, da expansão de motoristas no transporte de passageiros após o avanço de aplicativos no país. Em 2015, eram cerca de 600 mil profissionais. Em 2022, o total alcançou cerca de 1 milhão e 100 mil, acréscimo vindo de aplicativos, com 88% dos profissionais como autônomos.

O estudo foi feito com base nos dados da Pnad Contínua, do IBGE. Para o pesquisador do Ipea, Sandro Sachet (Saquéti), um dos fatores que levou ao aumento foi a crise econômica vivida pelo Brasil em meados de 2014. Na avaliação do pesquisador, muitos profissionais preferem atuar como autônomos pela suposta liberdade.

Ainda conforme o levantamento, 47% dos motoristas de aplicativos tinham cobertura previdenciária em 2015, índice que caiu para 24% em 2022. O pesquisador avalia que, em algumas décadas, a precarização pode tornar a Previdência insustentável.

De acordo com o IPEA, o rendimento médio desses trabalhadores caiu de R$ 3.100 entre 2012 e 2015 para R$ 2.400 em 2022. Sachet atribui o aumento de jornada destes trabalhadores à queda de rendimento.

O estudo identificou aumento da proporção dos motoristas de aplicativo com jornadas entre 49 e 60 horas semanais.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Olívia Marques

Saiba como renegociar dívidas de cartão de crédito

Saiba como renegociar dívidas de cartão de crédito

A transferência da cobrança é gratuita e pode ser feita com dívidas antigas

Portabilidade do saldo devedor do cartão começa em julho

Portabilidade do saldo devedor do cartão começa em julho

Faturas terão mais transparência. Titular será avisado do vencimento