Motoristas e cobradores de Campo Magro se recusam a receber vacina Coronavac contra a Covid-19

 Motoristas e cobradores de Campo Magro se recusam a receber vacina Coronavac contra a Covid-19

Foto: Gilson Abreu/AEN

Um protesto foi realizado na tarde desta sexta-feira (2), em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, por motoristas e cobradores do transporte coletivo da cidade. A ação foi em frente à prefeitura da cidade e aconteceu após os trabalhadores se recusarem a receber a vacina Coronavac, contra a Covid-19. Segundo o presidente do sindicato da categoria, (SINDIMOC), Anderson Teixeira, os trabalhadores exigem serem vacinados com o imunizante da Jansen.

O representante da categoria diz que o Governo do Estado destinou os imunizantes da Jansen de forma específica aos motoristas e cobradores de Campo Magro. Ele acusa o executivo municipal de desviar a aplicação das vacinas.

A vacina da Jansen é de dose única e garante a imunização completa do paciente, em aproximadamente 15 dias após a aplicação. O prefeito de Campo Magro, Carlos Casagrande (PSD), diz que por conta dessa característica da vacina, o Executivo municipal optou por aplicar a dose em motoristas que viajam para fora do estado. Ele confirma ter recebido 85 doses do imunizante da Jansen, mas comenta que o público de motoristas a serem vacinados na cidade é superior a 400 pessoas.

O prefeito diz que o município tem liberdade para definir a forma de aplicação, bem como, o fabricante dos imunizantes na população da cidade. Ele diz que essa escolha é realizada considerando critérios técnicos. A afirmação do prefeito é ratificada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Por meio de nota, a pasta afirma que o Governo do Estado pode recomendar um determinado fabricante, mas que a estratégia de vacinação pode ser adequada às realidades do município. Para o prefeito de Campo Magro, isso reforça a ideia de que não cabe aos motoristas e cobradores escolher qual vacina vai receber.

Para o prefeito, a população tem livre arbítrio para decidir se quer ou não ser vacinado contra a Covid-19. Ele reforça que o motorista ou cobrador que se arrepender de ter recusado a vacina, que este trabalhador pode buscar um dos pontos de imunização da cidade neste sábado (3), que a vacina, que estiver disponível, será aplicada.

Neste fim de semana, Campo Magro imuniza contra a Covid-19 pessoas com 46 anos ou mais sem comorbidades, além da repescagem – para as pessoas que têm o direito à vacina e ainda não receberam a dose. 

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos