Motoristas paranaenses agora podem ‘levar’ o documento do carro nos smartphones

 Motoristas paranaenses agora podem ‘levar’ o documento do carro nos smartphones

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Os motoristas paranaenses agora podem carregar o documento obrigatório do veículo nos smartphones e tablets. Esse serviço já estava disponível em outras unidades da federação desde agosto do ano passado. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) agora está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Com o mesmo app o motorista também pode carregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Assim como a certeira de motorista, a versão digital do documento do carro também tem a mesma validade jurídica do documento físico.

Diferentemente do CRV (Certificado de Registro de Veículos), que pode ser deixado em casa, o CRLV é um documento obrigatório para a circulação. O coordenador de gestão da informação do Detran-PR, Stéfano Garcia, explica que o documento digital é gratuito e está disponível para todos.

Segundo ele, o CRLV também funciona como uma cópia de segurança:

O cadastramento do CRLV é feito pelo próprio aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Depois de concluídas as etapas, o documento do carro fica disponível inclusive quando o disposto não está conectado com a internet. Isso garante a eficiência também nas estradas, onde o sinal da rede móvel é precário e nem sempre há redes wi-fi disponíveis. O proprietário original do veículo também pode compartilhar o CRLV digital com até cinco motoristas simultaneamente.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem