ParanáGeral

MPF apura envio de mensagens de campanha eleitoral pelo Whats

Eleitores paranaenses receberam o conteúdo eleitoral com foco na pré-campanha de Cesar Silvestri Filho

 MPF apura envio de mensagens de campanha eleitoral pelo Whats

Foto: Pixabay

As contas que dispararam as mensagens em massa para os eleitores do Paraná, a favor do pré-candidato ao governo do estado, Cesar Silvestri Filho (PSDB) foram banidas pelo WhatsApp. O conteúdo mostrava uma propaganda eleitoral produzida pelo PSDB para inserções no rádio e na televisão. Por meio de nota, a Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná (PRE/PR) informou que autuou uma notícia de fato nesta terça-feira (17), para apurar o envio dessas mensagens para múltiplos usuários paranaenses por meio do WhatsApp, com foco na pré-campanha de Cesar Silvestri Filho.

Após a apuração, a Procuradoria vai analisar quais providências vão ser tomadas. Enviar mensagens em massa com conteúdo eleitoral sem consentimento do destinatário é considerado ilegal pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o TSE, a prática pode ser considerada abuso de poder econômico e propaganda irregular, podendo resultar na impugnação do registro da candidatura e na inelegibilidade. Além disso, o autor dos disparos em massa pode receber uma multa de até R$ 30 mil.

Em nota, o pré-candidato a governador Cesar Silvestri disse que desconhece a origem e a motivação do disparo de mensagens em massa feitas por duas contas de usuários do WhatsApp. Ele falou ainda que os conteúdos dos comerciais de televisão do PSDB do Paraná foram enviados sem autorização. A reportagem da BandNews FM Curitiba ainda aguarda um retorno do Whats App. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Geovana dos Santos Wilczeski foi atingida em uma loja de conveniência, em Ponta Grossa

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Ele ameaçou atear fogo na vítima durante briga de trânsito em Maringá

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

Pesquisa vai avaliar eficácia de Inteligência Artificial na indicação de tratamento