ParanáCidades

MPF quer revogação do corte de restinga em Matinhos

Autorizações foram feitas no licenciamento de revitalização da orla

 MPF quer revogação do corte de restinga em Matinhos

Foto: Denis Ferreira Netto

O Ministério Público Federal (MPF) recomenda que o Instituto Água e Terra (IAT) revogue as autorizações do corte da restinga na orla de Matinhos, no Litoral do Paraná. As três autorizações foram feitas no licenciamento de revitalização da orla.

Conforme o MPF, a restinga exerce papel fundamental, especialmente, para evitar a erosão e o avanço do mar. A Procuradoria reforça que a restinga é considerada Área de Preservação Permanente (APP). Nesse caso, qualquer remoção deve ser autorizada no caso de interesse público e em situações absolutamente excepcionais.

LEIA TAMBÉM

Foi solicitado o corte de áreas às margens do canal de drenagem da Avenida Paraná, em Matinhos. O MPF cita que “não há explicações sobre a efetiva necessidade de que sejam retiradas as vegetações nativas” desses locais. A Procuradoria sustenta que “eventual medida alternativa precisa ser considerada”, diante da excepcionalidade legal em torno do tema. Se não houver alternativa, o MPF sugere que a remoção da restinga seja descartada.

O IAT defende que está previsto o replantio de espécies nativas. No entanto, a Procuradoria lembra que a retirada foi feita de maneira “agressiva”, por meio de trator e retroescavadeira, ao invés da extração manual. A recomendação do MPF diz que isso “coloca em risco a sobrevivência da vegetação”.

A Procuradoria alega ainda que não há um “inventário”, que indique, por exemplo, a indicação de quantas espécies foram suprimidas por hectare. O MPF também cita que não há indicação do atual estado de conservação da vegetação dessas espécies.

Avatar

Cleverson Bravo

BR-277 tem oito quilômetros de fila, no sentido Curitiba

BR-277 tem oito quilômetros de fila, no sentido Curitiba

Carreta que tinha derrapado e ficado atravessada na pista foi removida nesta segunda-feira (16)

Empresas de emplacamento de veículos são alvo de operação

Empresas de emplacamento de veículos são alvo de operação

A ação, da Polícia Civil e Detran, apontou mais de nove mil consumidores lesados

Primeiro dia de júri passa de nove horas, no Litoral

Primeiro dia de júri passa de nove horas, no Litoral

Isabelly Cristine dos Santos, de 14 anos, morreu em 2018, em Pontal do Paraná