ParanáCidades

MPPR pede revogação de medida que extingue disciplina de Artes

Promotoria deu cinco dias para que Secretaria se manifeste

 MPPR pede revogação de medida que extingue disciplina de Artes

Foto: Samira Chami Neves / UFPR / arquivo

Uma recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná (MPPR) pede a revogação da medida que extingue a disciplina de Artes da matriz curricular das escolas da rede estadual de ensino. O pedido foi apresentado pela Promotoria de Justiça de Proteção à Educação de Curitiba, nesta quinta-feira (12).

O Ministério Público quer que a Secretaria Estadual da Educação dê um retorno, por escrito, em até cinco dias. Após protestos e reunião com a entidade que representa os educadores, o Estado decidiu manter a disciplina de Artes em mil escolas.

A medida alcança alunos de turmas do oitavo e nono anos da rede pública. São quinhentas escolas em que a disciplina já estava prevista e outras quinhentas que não dependem de transporte escolar, e vão ter a inclusão de uma sexta aula.

A promotora de Justiça, Ana Lúcia Longhi Peixoto, avalia que falta tempo para se adequar à medida. Ela ainda cita o prejuízo aos alunos.

Antes do recuo parcial, a intenção da Secretaria era extinguir a disciplina de Artes de todas as escolas. O secretário Roni Miranda garantiu que o assunto seria absorvido em outras aulas. Com a mudança, os alunos passariam a contar com a disciplina de Pensamento Computacional. O Ministério Público lamentou a decisão.

A extinção da disciplina de Artes foi bastante criticada. Entre as entidades que repudiaram a medida está a Federação de Arte Educadores do Brasil e a Associação Nacional de Professores de Artes dos Institutos Federais.

Avatar

Cleverson Bravo

BR-277 tem oito quilômetros de fila, no sentido Curitiba

BR-277 tem oito quilômetros de fila, no sentido Curitiba

Carreta que tinha derrapado e ficado atravessada na pista foi removida nesta segunda-feira (16)

Empresas de emplacamento de veículos são alvo de operação

Empresas de emplacamento de veículos são alvo de operação

A ação, da Polícia Civil e Detran, apontou mais de nove mil consumidores lesados

Primeiro dia de júri passa de nove horas, no Litoral

Primeiro dia de júri passa de nove horas, no Litoral

Isabelly Cristine dos Santos, de 14 anos, morreu em 2018, em Pontal do Paraná