CuritibaGeral

Mulher presa por ofensas racistas é denunciada por injúria racial

O caso foi registrado em dezembro do ano passado

 Mulher presa por ofensas racistas é denunciada por injúria racial

(Reprodução: redes sociais)

A mulher que foi presa em flagrante por fazer ofensas racistas contra um funcionário da Câmara Municipal de Curitiba foi denunciada formalmente por injúria qualificada. Segundo a acusação, Anoema Lopes Santana, de 69 anos, fez injúrias de cunho racial para humilhar um segurança negro.

O caso foi registrado no dia 8 dezembro do ano passado. Na ocasião, a acusada, que é conselheira municipal de Saúde, acompanhava um evento realizado no Legislativo.

Testemunhas relatam que Anoema chegou com antecedência para uma audiência pública e o plenário ainda estava fechado para visitantes. Enquanto aguardava na recepção, ela pediu um copo d’água e foi servida gentilmente pelo segurança Marcelo Melo, de 47 anos, que é negro. Foi quando começaram as ofensas racistas. Atônitos, funcionários da Câmara Municipal acionaram a Guarda Municipal.

Ao ser levada para a viatura, Anoema Lopes Santana negou o comportamento racista e afirmou que as injúrias eram “brincadeiras”.

A Polícia Civil do Paraná demorou quatro meses para concluir o inquérito. O documento foi remetido ao Ministério Público. Por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, a denúncia por injúria racial foi oferecida no dia 13 de abril ao Poder Judiciário. 

O caso foi registrado em dezembro do ano passado, antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar o lei que equiparou a injúria racial ao racismo, em janeiro deste ano. Em nota, o Ministério Público explicou que esse foi o motivo da escolha pela tipificação penal (injúria qualificada).

O ordenamento jurídico brasileiro considera o racismo um crime essencialmente contra a coletividade. Uma ofensa pessoal, mesmo sob o manto de questões étnicas ou raciais, é enquadrada como injúria.

Para a advogada Juliana Bertholdi, doutoranda e mestre em Democracia e Direitos Humanos, a equiparação da injúria ao racismo coloca o peso correto para a gravidade do crime.

Anoema Lopes Santana está afastada do Conselho Municipal da Saúde, embora nenhum procedimento interno tenha sido movido pelo órgão. A mulher acusada de injúria qualificada pediu afastamento das funções públicas por razões pessoais. Novos conselheiros devem ser empossados em maio.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

lorena.pelanda

Curitiba: eventos esportivos arrecadam 40 toneladas de alimentos

Curitiba: eventos esportivos arrecadam 40 toneladas de alimentos

O Banco de Alimentos de Curitiba vai coordenar a distribuição às autoridades do estado gaúcho

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta “choros” de Villa-Lobos

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta “choros” de Villa-Lobos

O gênero musical é resultado de um fluxo de trocas culturais no século XIX

Arnaldo Antunes e Vitor Araújo se apresentam em Curitiba

Arnaldo Antunes e Vitor Araújo se apresentam em Curitiba

O show “Lágrimas no Mar” será no dia 18 de maio no Guairão

Motorista deixa um morto após invadir contramão na Linha Verde

Motorista deixa um morto após invadir contramão na Linha Verde

Acidente aconteceu no trecho do bairro Pinheirinho, na noite de sábado (11)