ParanáTrânsito

Multas do exame toxicológico voltam a ser aplicadas no Paraná

No Paraná existem mais de 264 mil condutores com exame toxicológico pendente

 Multas do exame toxicológico voltam a ser aplicadas no Paraná

Foto: divulgação/Jorge Woll/DER

As multas para os condutores que não realizarem o exame toxicológico voltam a ser aplicadas automaticamente no Paraná. A decisão é do juiz Eduardo Lourenço Bana, da 4ª Vara da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.

O magistrado concedeu mandado de segurança para a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), para revogar a Resolução 89 do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN). O texto suspendia a aplicação das multas administrativas, conhecidas como multas de balcão, para os condutores das categorias C,D e E que não cumpriram o exame toxicológico obrigatório.

Com a decisão, mais de 260 mil motoristas poderão ser autuados em R$ 1.467,35, além de receberem sete pontos na CNH, por não cumprirem o exame toxicológico periódico previsto na Lei 14.599/23. Cabe ao DETRAN do Paraná cumprir a lei. O exame detecta o uso de drogas nos últimos 90 dias.

No Paraná existem mais de 264 mil condutores com o exame toxicológico pendente de um universo de 1,2 milhões de pessoas. Para realizar o exame obrigatório, os motoristas devem procurar um laboratório credenciado pela Senatran, onde será coletada uma amostra de cabelo, pelo ou unha para análise.

Informação: Marlon Santiago

Avatar

Paula Duraes

Paraná assume cadeira de coalizão global pela sustentabilidade

Paraná assume cadeira de coalizão global pela sustentabilidade

Entidade proporciona integração de mais de 22 países no desenvolvimento de gestões ambientais

UTFPR volta às aulas no dia 3 de julho

UTFPR volta às aulas no dia 3 de julho

A reposição e o calendário referente ao segundo semestre de 2024 ainda não foram definidos