Municípios da Região de Curitiba criam novo decreto que libera a abertura de shoppings, academias e bares

 Municípios da Região de Curitiba criam novo decreto que libera a abertura de shoppings, academias e bares

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um novo decreto coletivo, divulgado nesta quarta-feira (15) pelos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, estabelece a retomada de atividades que estavam proibidas pelo decreto estadual, como a permissão de missas e cultos religiosos, de forma presencial, com capacidade de 30% dos espaços; a volta do funcionamento de shoppings e comércio em geral de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; a realização das feiras livres, de segunda a sábado; e a retomada das atividades das academias de segunda a sábado, com obediências às regras sanitárias.

O decreto deve ser publicado nesta quinta-feira (16) e vai valer por 15 dias. Ficam proibidas atividades como: clubes, salões de festas e tabacarias. Também ficou mantida em toda a região metropolitana a suspensão das atividades dos super e hipermercados aos domingos; e a comercialização de bebida alcóolica diariamente entre as 22h às 06h do dia seguinte.

Além disso, é proibida a participação de menores de 12 anos em qualquer comércio ou atividades que gerem aglomeração, incluindo templos e igrejas. Ainda sobre os segmentos que estão recebendo autorização para retomarem as atividades, estão os bares, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e as distribuidoras de bebidas que estão permitidas a funcionarem no mesmo horário dos supermercados, de segunda a sábado.

O decreto coletivo estava sendo construído, conforme a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), desde a última semana, quando os prefeitos da região já descartavam a possibilidade de prorrogação do decreto estadual.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos