Municípios da região metropolitana de Curitiba aderem aos decretos estaduais e vão seguir “quarentena rigorosa”

 Municípios da região metropolitana de Curitiba aderem aos decretos estaduais e vão seguir “quarentena rigorosa”

(Foto: divulgação/Unsplash)

As 25 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) decidiram, em conjunto, acatar as determinações do novo decreto estadual que impôs uma “quarentena mais rigorosa” nas regionais mais afetadas pelo coronavírus no Paraná. O governador Ratinho Junior anunciou as novas medidas na terça-feira (30), e um novo decreto foi baixado ontem (1º) com algumas mudanças no texto original. Após uma reunião realizada por videoconferência, prefeitos, secretários da Saúde e representantes dos municípios da Grande Curitiba entenderam que é necessário seguir o que determina o Governo do Estado.

O presidente da Assomec, Marcio Wosniak, que é prefeito de Fazenda Rio Grande, destaca a importância de adotar medidas integradas para enfrentar a propagação do coronavírus na região metropolitana:

De acordo com Wosniak, uma das preocupações fundamentais é fazer a população compreender as regras que estão em vigor. As alterações e atualizações constantes dos decretos precisam ser acompanhadas de uma boa comunicação com os cidadãos para que as medidas de restrição funcionem:

Entre as medidas impostas pelos novos decretos estaduais está o fechamento do comércio e de serviços não essenciais. A “quarentena mais restritiva” também limita o horário de funcionamento dos mercados e supermercados. O governador Ratinho Junior chegou a determinar o fechamento das lojas de conveniências, mas a norma foi atualizada: as lojas podem abrir, desde que não vendam bebidas alcoólicas.

A principal atualização é referente ao transporte público, que deverá atender com prioridade os passageiros que trabalhem em serviços essenciais. A frota de ônibus deve ser de até 65% nos horários de pico (das 5h às 8h, e das 15h30 às 19h30), e de até 55% nos demais horários.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos