Municípios da RMC se dividem entre medidas severas e brandas no combate à Covid-19

 Municípios da RMC se dividem entre medidas severas e brandas no combate à Covid-19

Foto: divulgação/Unsplash

Até o momento, quatro cidades da região metropolitana adotaram medidas semelhantes a de Curitiba para o combate à Covid-19. Em Rio Branco do Sul, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Adrianópolis o comércio e atividades em geral consideradas não essenciais estão restritas ao funcionamento por delivery ou retirada no local.

Além disso, estabelecimentos essenciais têm restrições de capacidade e horário. Em Rio Branco do Sul, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e demais serviços de alimentação podem funcionar todos os dias, porém, é vedado o consumo no local.

Segundo a prefeita do município, Karime Fayad, as medidas são necessárias, para reduzir a circulação de pessoas pela cidade, de modo que a população entenda o grave momento da pandemia.

Se por um lado existem municípios que seguem medidas mais severas acompanhando Curitiba, a maior parte das cidades próximas da Capital permanecem com decretos mais brandos. Em São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Araucária, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande e Campina Grande do Sul as restrições se limitam a horários e capacidade do estabelecimento. As cidades restringem o funcionamento de bares, tabacarias e demais locais que possam causar aglomerações, entretanto, liberam o funcionamento do comércio e demais serviços considerados não essenciais com atendimento no local. Em Pinhais, um novo decreto foi publicado nas últimas horas. Por lá, as atividades de rua podem receber clientes entre as 9h às 18h, sendo suspenso aos domingos. Salões de beleza, estética, barbearia, serviços de banho, tosa e estética de animais estão permitidos das 9h às 19h de segunda a sábado, com 30% da capacidade, com hora marcada e respeitando o distanciamento.

Em entrevista à BandNews FM, o secretário de governo de Pinhais, Ricardo Pinheiro, explica que a adoção das medidas segue o princípio de igualar as restrições a todos os serviços da cidade. Podendo diminuir a circulação na cidade e não fechar totalmente o comércio.

Em todas as cidades, o toque de recolher entre as 21h e 5h permanece ativo, com a proibição da venda de bebidas alcoólicas. Além disso, atividades consideradas não essenciais, como comércio de rua e até mesmo estabelecimentos essenciais, como supermercados, não podem funcionar aos domingos. A exceção em alguns municípios é para os setores de alimentação que podem atender apenas por delivery e retirada.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos