ParanáGeral

Identidade do Paraná é foco de exposição no MUPA

Vídeos e objetos contam a história de povos nativos e migrações antigas e contemporâneas

 Identidade do Paraná é foco de exposição no MUPA

Foto: Divulgação

A identidade do Paraná é tema da exposição lançada hoje no Museu Paranaense (MUPA). Chamada de “Nosso Estado: vento e/em movimento”, a mostra aborda a característica múltipla e mutante do estado. A exposição é um mergulho na história de diversas comunidades que compõe o Paraná, desde migrantes relacionados a deslocamentos ocorridos ao longo do século XX, como ucranianos e alemães, passando por migrações contemporâneas de venezuelanos e haitianos; exílios indígenas, como o emblemático caso da etnia Xetá e comunidades quilombolas. Em outro eixo, a mostra se dedica à cultura caiçara Nele, os visitantes podem se aproximar dos aspectos relacionados às relações ecológicas, à musicalidade, à religiosidade, às festividades e aos saberes e fazeres artesanais da população tradicional que habita o litoral paranaense.

A diretora do MUPA, Gabriela Bettega, conta porque é importante revisitar e refletir sobre como a história paranaense é contada.

Faz parte da exposição um conjunto de 22 depoimentos em vídeo, apresentados em telas que mostram os entrevistados em tamanho real – causando a sensação de estar frente a frente com eles, conversando. Também há imagens de paisagens emblemáticas do Paraná, como das formações rochosas de Vila Velha, mangues, mar e lagamar do litoral. A mostra conta ainda com aproximadamente 100 objetos que fazem parte do acervo histórico, antropológico e arqueológico do Museu Paranaense, um híbrido entre acervo e novos registros que enriquecem a coleção e aprofundam o debate.

O lançamento da exposição acontece hoje 14/06 às 19h, com participação do Grupo Mandicuera . O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, no bairro São Francisco. A entrada é gratuita.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Geovana dos Santos Wilczeski foi atingida em uma loja de conveniência, em Ponta Grossa

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Ele ameaçou atear fogo na vítima durante briga de trânsito em Maringá

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

Pesquisa vai avaliar eficácia de Inteligência Artificial na indicação de tratamento