Murais feitos por coletivo de mulheres é realizado no centro de Curitiba

 Murais feitos por coletivo de mulheres é realizado no centro de Curitiba

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O centro de Curitiba ganha novos murais, com quase 400 metros quadrados, feitos por mulheres. As artes estão pintadas na lateral de um prédio comercial na Rua Presidente Faria, ao lado da sede da Guarda Municipal. Até domingo (28), os murais devem estar prontos.

As pinturas fazem parte do projeto Muchas Minas, que coloca em evidência o trabalho de artistas mulheres. As obras ficam no corredor cultural entre o Passeio Público e o Cine Passeio. Produzidos pela artista espanhola Marina Capdevila, uma das maiores muralistas de grafite do mundo, e a paranaense Cris Pagnoncelli, renomada pelo trabalho com lettering, desenho de letras. As duas artistas estudaram juntas em Barcelona. As obras estão sendo produzidas com recursos da Lei de Apoio e Incentivo à Cultura.

A arte da Marina ainda não foi revelada, mas o conceito deve ser em torno de um almoço que representa as diversas migrações e povos que formam a cultura de Curitiba. O que inspira Marina é a beleza que não segue os padrões estéticos, como idosos representados por personagens atemporais.

Já a artista Cris, afirma que esse momento de expressar sua arte representa um sentimento especial.

Ela revela que por meio da arte, tenta retratar a mulher como um símbolo de força e autonomia. E por isso, a palavra “coragem” vai ser pintada no mural. site

O projeto foi criado em 2019, um pouco antes da pandemia de covid-19, por Giusy de Luca, da produtora Mucha Tinta. Por causa da pandemia, a pintura dos painéis acabou sendo adiada por dois anos, até que finalmente conseguiu ser realizada, com recursos da Lei de Apoio e Incentivo à Cultura. Giusy revela que acredita no potencial de Curitiba como um polo turístico de arte urbana.

O Muchas Minas destaca artistas urbanas femininas, já que, as mulheres precisam ser mais valorizadas nessa área. Para conhecer mais sobre o projeto, siga nas redes sociais @muchasminas.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem