Nesta semana, o Giro nas Ruas te leva até a Rua Imaculada Conceição

O Giro Nas Ruas desta semana te leva para visitar mais sobre a história da Rua Imaculada Conceição. Você também vai conhecer um pouco mais sobre a história da Casa Estrela, que fica dentro do campus da PUC Paraná.

HISTÓRICO

Com pouco mais de 2 quilômetros de extensão, a Rua Imaculada Conceição faz parte de dois bairros de Curitiba: o Prado Velho e o Rebouças. Antes era chamada Rua 24 de Fevereiro, até que, em 1954, o Prefeito da capital Ney Braga autorizou a mudança do nome. Imaculada Conceição refere-se a um dogma da Igreja Católica que considera que a Virgem Maria foi preservada do pecado original pela graça de Deus. Dogma significa um ponto fundamental de uma doutrina religiosa, que é apresentado como certo e indiscutível. Para os que acreditam na religião, Ela viveu a vida completamente livre de pecado. O dogma foi definido no século 19 (XIX) pelo papa Pio Nono (IX), em 1854. Ainda segundo a Igreja, ele foi resultado da devoção popular, aliada a intervenções dos Papas e diversos debates teológicos. De acordo com o catolicismo, Maria nasceu há dois mil anos, na zona da Palestina. Ela teve como pais São Joaquim e Santa Ana.

A maternidade de origem divina de Maria é base para os religiosos acreditarem na Imaculada Conceição. A razão pela qual Maria foi preservada do pecado original vem da vocação em ser Mãe de Jesus Cristo.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Isabela Miranda, da Universidade Positivo

REPORTAGEM

Dentre as casas que têm como endereço a Rua Imaculada Conceição, uma em específico não tem número, ninguém mora nela e está dentro de outro local. Esta é a Casa Estrela, que fica no campus da PUC Paraná. Hoje, ela fica exposta para visitação, mas já serviu como moradia para a Família Castro, no bairro Alto da Glória. Ela foi construída por Augusto Gonçalves na década de 1930 e foi a casa da família até os anos 90.

O chefe de Gabinete da Reitoria da PUC Paraná, Professor José Luiz Casela, conta que Augusto construiu a casa com a ajuda da esposa Dionísia Azulay de Castro.

Mas, as peculiaridades da construção não param por aí. Ela foi implantada sobre um pentágono regular, de acordo com a matemática de Pitágoras de Samos.

Em 2009, a residência ganhou uma nova localização. O objetivo é preservar a história e as peculiaridades da Casa Estrela.

A estrutura testemunhou, à distância, diversos momentos históricos da humanidade, como a implementação da antiga Constituição Brasileira em 1934 e a queda da bolsa de valores de Nova York. Atualmente, algumas exposições temporárias são realizadas no porão da Casa, conhecido como Sala Augusto. 

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Isabela Miranda.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem