EsportesFutebol

No reencontro, Coritiba busca primeira vitória após era António Oliveira

Em 2022, o Coxa enfrentou 9 treinadores que passaram pelo clube; confira os confrontos

 No reencontro, Coritiba busca primeira vitória após era António Oliveira

Foto: reprodução redes sociais/ Cuiabá Esporte Clube

Em busca da primeira vitória e de recuperação na tabela, o Coritiba entra em campo no sábado (27), às 18h30, em partida fora de casa. O adversário é o Cuiabá, comandado por um nome muito falado por torcedores alviverdes nesta temporada: António Oliveira.

Veja mais:

A história do treinador no Alto da Glória foi curta, porém intensa. O técnico português desembarcou em Curitiba no início da temporada e teve 17 jogos, com sete vitórias, sete empates e três derrotas.

António estava à beira do gramado na última vitória do Coritiba na temporada (3 a 0 contra o Humaitá, no dia 23 de fevereiro), mas também é responsável pelo início da pior série na história do Coxa. O Alviverde vai reencontrar o ex-técnico para tentar dar fim à sequência negativa de resultados.

Para isso, o Coritiba pode se inspirar na campanha do Brasileirão de 2022, em disputas contra nove treinadores que passaram em algum momento pelo clube. Foram 13 jogos, com seis vitórias, dois empates e cinco derrotas, um aproveitamento superior a 50%.

Vitórias

  • A primeira foi contra Abel Braga, na época treinador do Fluminense, em uma virada por 3 a 2, no Couto Pereira. Abel conquistou em 1999 o 30º Campeonato Paranaense da história do Coxa, após 10 anos sem vencer o título estadual.
  • Contra o Cuiabá de António Oliveira pela 18ª rodada, o Coritiba ganhou em casa por 1 a 0.
  • Barroca, que treinou o Coritiba em 22 partidas na temporada de 2020, comandava o Avaí e sofreu com a pressão do Couto Pereira. O resultado de 1 a 0 do Coxa foi importante na permanência no Brasileirão em 2022 e na queda do time catarinense.
  • Eduardo Bapstista foi técnico da equipe alviverde em 2018 e demitido após 18 jogos. De volta ao Couto Pereira, comandando o Atlético Goianiense, foi derrotado por 2 a 0.  
  • Uma das vitórias mais importantes da temporada foi na 35ª rodada, contra o Juventude, por 1 a 0. O clube de Caxias era treinado por Celso Roth, que dirigiu o Coxa em 2014.
  • Dorival Júnior acertou com o Coritiba em 2007 e ficou até 2008, vencendo o Campeonato Paranaense na temporada. Como treinador do Flamengo na temporada passada, foi derrotado por 1 a 0, em jogo que marcou a permanência do Coxa no Brasileirão.

Empates

  • Dorival Júnior pelo Ceará empatou em 1 a 1 com o Coxa fora de casa. Contra o Juventude, em empate de 2 a 2 no Couto Pereira, o Coritiba reencontrou Umberto Louzer, treinador na Série B em 2019.

Derrotas

  • Eduardo Barroca derrotou o Coritiba no Avaí. A equipe paranaense perdeu por 2 a 1.
  • Contra Jorginho, treinador que subiu com o Coritiba para a Série A em 2019, a equipe foi derrotada por 2 a 0 na 7ª rodada.
  • Dorival Júnior perdeu, empatou e venceu do Coritiba, no Maracanã, por 2 a 0.
  • Em 2005, Cuca acertou sua ida para comandar o Alviverde. Em 28 jogos, foram nove vitórias, oito empates e onze derrotas. No Atlético-MG venceu o Coxa por 1 a 0 em pleno Couto Pereira.
  • Pela última rodada do Brasileirão, o Coritiba foi até Mato Grosso para encerrar a disputa da competição. Na Arena Pantanal, o clube perdeu por 2 a 1 para o Cuiabá, de António Oliveira.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Coritiba lança novo material esportivo

Coritiba lança novo material esportivo

Lançamento marca a retomada da parceria com a Diadora, nova fornecedora oficial dos uniformes