Normalização do fornecimento de energia pode demorar até sete dias em algumas regiões do Paraná, afirma Copel

 Normalização do fornecimento de energia pode demorar até sete dias em algumas regiões do Paraná, afirma Copel

Foto: divulgação/Copel

normal_1-1
Foto: divulgação/Copel

A normalização do fornecimento de energia elétrica em regiões mais afetadas pela tempestade que atingiu o Paraná na terça-feira (30) pode demorar até sete dias, segundo a Copel. Até o momento, mais de 140 mil casas, comércios e indústrias permanecem sem energia no Paraná.

De acordo com a Copel, as regiões Centro-Sul, Oeste e Leste são as mais afetadas. Somente na região que compreende Curitiba, região metropolitana e litoral, 83 mil unidades consumidoras estão sem energia. De acordo com o gerente do Departamento de Manutenção da Copel, Rafael Eichelberger, tem surgido cada vez mais serviços de reparos na rede elétrica, o que tem feito com que a normalização do serviço demore.

O município que teve a rede elétrica mais afetada pela tempestade, na região metropolitana, foi São José dos Pinhais. Conforme boletim divulgado pela Copel na manhã de hoje (0

2), a cidade está com 10 mil residências, comércios e indústrias sem luz. A capital paranaense ainda tem 16 mil unidades consumidoras sem energia. O gerente ressalta que a tempestade desta semana foi um dos eventos mais graves já enfrentados pela Copel em relação aos danos causados na rede por conta de árvores e postes caídos.

A orientação da Copel é que em situações com postes quebrados ou fios rompidos, deve-se manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia. Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente.

A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo da Copel, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.