ParanáCidades

Empresa que opera o ferry boat em Salvador assume travessia da Baía de Guaratuba

Empresa que opera o ferry boat em Salvador assume travessia da Baía de Guaratuba. A operação foi iniciada nesta madrugada.

 Empresa que opera o ferry boat em Salvador assume travessia da Baía de Guaratuba

Foto: Gabrielly Pontes/ AEN

No “primeiro momento” da transição para a empresa que vai fazer a operação emergencial do ferry boat de Guaratuba, no Litoral do Paraná, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER), Fernando Furiatti, sugeriu que “os usuários devem buscar um caminho alternativo”. Ele confia que o “transtorno inicial” vai ser “passageiro” e logo o tráfego entre Caiobá e Guaratuba vai poder ser feito com “segurança”. O DER anunciou, nesta quarta-feira (09), que a empresa Internacional Marítima vai ser responsável pela operação do ferry boat, de forma emergencial, por seis meses, até que uma nova licitação seja aberta. O Governo defende que a companhia tem mais de 30 anos de mercado e é a mesma que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, na Bahia.

A nova operadora assume os serviços imediatamente.

O diretor-geral do DER reconhece que “haverá um transtorno, no primeiro momento”, mas confia que a nova operação vai trazer benefícios aos usuários.

O valor da tarifa vai ser mantido em oito reais e 90 centavos. Inicialmente, a companhia vai operar com os três ferry boats do Estado, além de uma balsa extra que já está disponível. A promessa é de contratar novas embarcações. O Governo diz que ela vai fazer a operação e ainda investimentos na travessia. Os funcionários atuais devem ser mantidos.

O contrato que estava em vigor tinha sido assinado em abril, com operação de dez anos. A qualidade do serviço foi se deteriorando, até chegar ao afundamento de um atracadouro, o que motivou uma ação judicial por parte do Estado.

Semana passada, o governador Ratinho Júnior chegou a dizer que não seria possível “trocar de empresa em pleno verão”. Agora, o Governo diz que a troca emergencial tem o aval da Controladoria-Geral do Estado. A travessia de ferry boat é operada historicamente por uma empresa privada. Os serviços são fiscalizados pelo DER, desde a compra do bilhete até o desembarque. A Marinha também faz a inspeção periódica das balsas. Com os problemas constantes, desde a assinatura do contrato, um processo administrativo contra a concessionária foi aberto, em setembro.

Já está em andamento, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental para a construção da Ponte de Guaratuba. Esse documento analisa os três traçados mais viáveis apontados para a obra. A expectativa é que o Estudo seja finalizado ainda neste ano. O Governo diz que a ideia é abrir a concorrência para a Ponte por meio do Regime Diferenciado de Contratações. Nesse sistema, a empresa vencedora da licitação pode elaborar os projetos básico e executivo. O Estado alega que isso “destrava a administração direta”.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas