Nova etapa da Lava Jato cumpriu ordens de busca e apreensão em Genebra, na Suíça

 Nova etapa da Lava Jato cumpriu ordens de busca e apreensão em Genebra, na Suíça

Foto: divulgação/PF

O Ministério Público da Suíça cumpriu nesta quarta-feira (20) mandados de busca e apreensão em Genebra como parte da 68ª fase da operação Lava Jato.

A partir de um pedido de cooperação internacional feito pela força-tarefa da Lava Jato no Paraná, as autoridades da Suíça cumpriram as medidas em endereços ligados à Vitol e à Trafigura, que são grandes empresas do mercado de commodities de petróleo e derivados. O objetivo das diligências é aprofundar as investigações conduzidas no Brasil de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com as investigações, a Vitol realizou negócios com a Petrobras, em valor superior a US$ 14 bilhões entre 2004 e 2015. A Trafigura também realizou negócios com a estatal petrolífera no valor de US$ 9 bilhões, com foco em operações de compra e venda de petróleo e derivados.

O procurador da república, Athayde Ribeiro Costa, explica que, nesta etapa, as investigações se concentraram em descobrir crimes relacionados a atividades rotineiras de funcionários públicos.

A força-tarefa informou que as empresas investigadas tinham como contrapartida preços mais vantajosos e contratos com maior frequência. Segundo o MPF, esses negócios diziam respeito a compra e venda no mercado internacional de óleos combustíveis, petróleo cru e asfalto.

As medidas são desdobramentos das 44ª e 57ª fases da Lava Jato, quando a força-tarefa investigou o pagamento de propina a funcionários da Petrobras entre 2009 e 2014 por empresas do mercado de petróleo e derivados.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem