ParanáGeral

Nova Ferroeste será segundo maior corredor de escoação do país

Rota vai ligar SC, MS e o Cone Sul ao Porto de Paranaguá

 Nova Ferroeste será segundo maior corredor de escoação do país

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O governo estadual apresentou hoje os detalhes do edital da Nova Ferroeste para consulta pública. O prazo para envio de contribuições vai da próxima segunda-feira (27 de junho) até dia 15 de julho. A estrada de ferro vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá, com objetivo de escoar a produção para a zona portuária. O traçado também cria dois ramais ligando Foz do Iguaçu e Chapecó à Cascavel. No total, são 1.567 km, passando por 67 municípios, 52 no PR, oito no MS e 7 em SC. A expectativa, segundo o coordenador do plano ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes, é criar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do país e gerar cerca de 370 mil empregos diretos e indiretos, com captação de 35.8 bilhões de reais em investimentos na região.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior diz que o projeto traz uma perspectiva maior de criação de uma ferrovia que liga o porto chileno de Antofagasta ao porto de Paranaguá.

Os contratos vão ser cedidos de forma onerosa, ou seja, com transferência para a iniciativa privada por 99 anos, conforme a legislação. O valor mínimo do lance é de R$ 110 milhões. O total será revertido para a atual Ferroeste. A Ferroeste SA vai levar a leilão cinco contratos celebrados com o Ministério da Infraestrutura. O contrato de concessão da década de 1980, que conecta Guarapuava a Dourados (MS) e outros quatro contratos de autorização, de 2021 e 2022, que ligam Dourados a Maracaju (MS), Cascavel a Foz do Iguaçu, Cascavel a Chapecó e Guarapuava a Paranaguá.

Avatar

amanda.yargas

Paraná registra queda de matrículas em cursos superiores presenciais

Paraná registra queda de matrículas em cursos superiores presenciais

Dados são do Mapa do Ensino Superior e mostram aumento no número de matrículas EaD

28 bairros ficam sem água após queda de energia

28 bairros ficam sem água após queda de energia

Os bairros atingidos ficam em Curitiba e São José dos Pinhais

Calor permanece, mas tempo muda em parte do Paraná

Calor permanece, mas tempo muda em parte do Paraná

Frente fria avança e traz instabilidade para algumas regiões, segundo Simepar