Nova restinga de Matinhos recebe 600 mil mudas nativas

A previsão é que todas as mudas sejam plantadas até o fim de 2024

 Nova restinga de Matinhos recebe 600 mil mudas nativas

Foto: IAT

O projeto da vegetação da nova restinga de Matinhos, no Litoral do Paraná, vai receber ao todo um reforço de 600 mil mudas nativas para a revitalização da orla da praia. A área atual, que é de 2,5 hectares, irá passar para mais de 5 hectares.

O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelo projeto após licitação pública, plantou cerca de 287 mil mudas de diferentes espécies ao longo da faixa de areia, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. A previsão é que todas as mudas sejam plantadas até o fim do segundo semestre de 2024, com a conclusão de toda a obra de revitalização.

Veja mais:

Estão sendo plantadas espécies rasteiras, próprias para o crescimento nas dunas, vegetação retirada de outros pontos de restinga do litoral paranaense e depois transplantada para os locais indicados no projeto.

Além disso, foram plantadas mudas para arborizar a região e outras mudas de uma espécie que funciona como cerca-viva para delimitar e proteger a área de restinga. Elas serão retiradas em parte após a conclusão dos serviços.

Foto: IAT

Para o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, a nova vegetação vai gerar muitos benefícios para a restinga, além de preservar a praia.

A recuperação e ampliação da flora na região tem um investimento de R$ 268 mil do Governo do Estado. Os recursos fazem parte do pacote de modernização da Orla de Matinhos, que prevê um orçamento de quase R$ 315 milhões.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

BR-277 é liberada após incêndio

BR-277 é liberada após incêndio

Situação acontece em Morretes, não há previsão de liberação

Mergulhador morre durante detonação na Baía de Paranaguá

Mergulhador morre durante detonação na Baía de Paranaguá

O profissional chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional do Litoral, mas não resistiu

Movimentação nas estradas do Paraná

Movimentação nas estradas do Paraná

Rodovias sem registro de bloqueios e com trânsito fluindo normalmente