CuritibaGeral

Novas estações de bikes compartilhadas são instaladas em Curitiba

A estimativa da Prefeitura é que 50 novas estações sejam instaladas na cidade

 Novas estações de bikes compartilhadas são instaladas em Curitiba

(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Cinco novas estações de bikes compartilhadas começaram a ser instaladas em Curitiba. A implantação ocorre nas praças Tiradentes,  Zacarias, Carlos Gomes e Osório e na rua Visconde do Rio Branco.

A estimativa da Prefeitura é que 50 novas estações sejam instaladas na cidade.

O trabalho de instalação é feito pela Tembici, empresa líder em micromobilidade na América Latina que participou do chamamento público para a implantação do novo sistema de compartilhamento de bicicletas na capital.

Essa é a primeira fase de implantação. De acordo com a empresa responsável, a previsão é que o serviço de locação das bicicletas esteja disponível para a população no início do segundo semestre.

O serviço estará disponível nos principais eixos cicloviários da cidade. Atualmente, Curitiba conta com 261,9 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas em vias e calçadas, ciclorrotas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.

Como vai funcionar

A operação em Curitiba contará com 50 estações e 500 bicicletas, tanto em modelos convencionais como com pedal assistido, também conhecidas como bicicletas elétricas. O sistema de compartilhamento de bikes com estação funcionará 24 horas todos os dias, permitindo o acesso a informações, o cadastramento de usuários, além da retirada e devolução das bicicletas de forma ininterrupta.

O sistema de compartilhamento de bikes com estação é acompanhado de soluções tecnológicas para permitir o acesso a informações, o cadastramento de usuários, retirada e devolução das bikes de forma digital. Para que possam utilizar as bicicletas, os usuários terão que fazer um cadastro e adquirir um plano pelo aplicativo de celular que será disponibilizado pela Tembici.

A empresa oferecerá assinaturas variadas, como viagem única, plano lazer, plano mensal e plano anual, para contemplar usuários eventuais e habituais. Os preços ainda estão sendo definidos pela empresa.

Após o uso, a bike precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações.

Com informações das Prefeitura de Curitiba

Avatar

lorena.pelanda

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

A intervenção faz parte do cronograma contratual de melhorias iniciais da concessionária

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

A casa vai oferecer um menu com entrada, prato principal com acompanhamento e sobremesa

2ª Feira de Vinil é realizada neste fim de semana

2ª Feira de Vinil é realizada neste fim de semana

O evento traz música, nostalgia e diversão para toda a família