Novas mutações das variantes do coronavírus são detectadas no Paraná e em mais 4 estados, aponta Fiocruz

 Novas mutações das variantes do coronavírus são detectadas no Paraná e em mais 4 estados, aponta Fiocruz

(Foto: divulgação/Unsplash)

Novas mutações das variantes do coronavírus estão em circulação no Paraná e em mais 4 estados, segundo estudo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As novas variações, classificadas como “preocupantes” podem romper, mesmo que parcialmente, a imunidade adquirida por aqueles que já foram infectados pela Covid-19.

O resultado foi alcançado após análise de amostras do vírus colhidas entre os dias 12 de março de 2020, no começo da pandemia, e 28 de fevereiro deste ano no Paraná, Amazonas, Bahia, Maranhão e Rondônia. Foram detectadas 11 sequências do vírus nos cinco estados.

Segundo a infectologista e doutora em Ciências Viviane de Macedo, mutações em vírus são normais e tendem a aumentar conforme a expansão das infecções.

De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, essas mudanças reforçam que o coronavírus está em processo de evolução e adaptação mesmo diante do cenário de aumento no número de pessoas com anticorpos.

O estudo afirma, ainda, que é urgente a necessidade de verificar a eficácia de vacinas para variantes da doença e reforça o risco da ausência de controle da transmissão do vírus.

O estudo da Fiocruz é assinado por 31 pesquisadores e ainda será submetido a um processo de certificação e validação dos pares, que contará com a participação de outros pesquisadores da área para confirmar os métodos e resultados do estudo.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos