Novas obras devem beneficiar a Região Metropolitana de Curitiba

 Novas obras devem beneficiar a Região Metropolitana de Curitiba

(Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

(Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Quatro obras que vão atender a região metropolitana de Curitiba devem ser lançadas ainda neste mês pelo Governo do Paraná. Um dos projetos é a criação de um trecho da PR 423, que vai ligar o trevo da entrada de Araucária, na BR 476, ao limite de Curitiba com Fazenda Rio Grande, na BR 116.

O projeto avaliado em R$ 200 milhões prevê ainda ciclovias e duas trincheiras para desafogar o trânsito em duas áreas populosas da Região Sul da capital, no bairro Campo do Santana. O pacote de projetos faz parte de uma determinação que o governador Ratinho Junior fez a Coordenação da Região Metropolitana da capital, a Comec.

Segundo o governador, a região metropolitana cresceu muito e precisa de mais atenção para atender, aproximadamente, quatro milhões de habitantes.

Também estão previstas a duplicação de outro trecho da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, e da PR-418, ligando Almirante Tamandaré à BR-277, área com grande número de acidentes. A Comec vai finalizar os detalhes para a implementação de 13 quilômetros de estrada em Colombo, fazendo com que a Rodovia da Uva chegue até a BR-116, na Região de Campina Grande do Sul.

A construção do Contorno Norte é, por contrato, de responsabilidade da concessionária Autopista Regis Bittencourt, mas até hoje, segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, não foi possível iniciar a obra por causa da indefinição do traçado.

Há, ainda, uma parceria entre o Governo e a Prefeitura de Curitiba para a ampliação do Viaduto do Orleans, na BR-277. O Governo do Estado também prevê revitalização completa da Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, com a construção de uma ponte sobre o Rio Pequeno, além da pavimentação e recape de ruas movimentadas que cruzam a via e do alargamento da duplicação no encontro com a BR-277.

De acordo com o presidente da Comec, dentro do pacote de projetos, está previsto o apoio para que os municípios preparem ou atualizem os próprios planos diretores.

Amanhã (21), Ratinho Junior deve entregar 17 novos ônibus para o transporte coletivo metropolitano. A previsão é que até o fim do ano outros 24 veículos entre em funcionamento na Grande Curitiba.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem